De 14 a 17 de junho de 2025, em Riva del Garda, Itália, a recuperação do mercado será posta à prova com a realização da Expo Riva Schuh e da Gardabags. O evento, que assinala o arranque da temporada de moda Primavera/Verão 2026, contará com a presença de mais de 1.100 marcas de 41 países e pretende avaliar a direção do setor após um período marcado pela instabilidade geopolítica.
Alessandra Albarelli, diretora-geral da Riva del Garda Fierecongressi, reconhece que o momento continua incerto, mas começa a revelar sinais animadores. “As conversas com profissionais das áreas do calçado, malas e acessórios revelam uma situação que continua incerta — embora com alguns sinais encorajadores a começarem a surgir. Confiamos que sejam os primeiros de muitos. Participar na Expo Riva Schuh e Gardabags será importante precisamente para perceber a direção que o mercado está a tomar”, afirmou.
A responsável destacou ainda os desafios económicos atuais, referindo que “vivemos um mercado cada vez mais marcado por paradoxos económicos: por um lado, a sobreprodução e consequente redução de preços; por outro, uma globalização que se torna mais regional, com indícios de protecionismo e o consequente aumento da inflação. Esta realidade fragmenta as cadeias de produção e dificulta a definição de canais de abastecimento”.
Num cenário como este, defende que as feiras internacionais como a Expo Riva Schuh e Gardabags assumem um papel essencial. “São fundamentais não só para discutir os possíveis cenários futuros, mas também para avaliar as novas coleções apresentadas pelos expositores. O nosso calendário, no início da época, faz de nós um terreno de testes ideal para orientar as decisões de compra na direção certa, talvez até encontrando novas soluções de aprovisionamento”.
Os expositores estarão distribuídos entre o centro de exposições principal e quatro hotéis da cidade, integrados no modelo de “feira alargada”: Du Lac et du Parc Grand Resort, Astoria Resort Hotel, Grand Hotel Liberty e Hotel Luise. Marcarão presença cerca de 400 expositores da China, cerca de 200 de Itália e 104 da Turquia, sendo que esta edição acolhe pela primeira vez representantes de Singapura, Hungria e Ucrânia, além do regresso de um fabricante mexicano.
Portugal marca presença com uma comitiva de 33 empresas e marcas que reforçam o estatuto do país enquanto referência no setor do calçado e acessórios de moda. Estão confirmadas as participações das empresas/marcas:
- PEARLJUMP
- COMEBY
- CALSUAVE INDUSTRIA DE CALCADO LDA
- CARRIERCO UNIPESSOAL LDA.
- SOJOR-FABRICA DE CALCADO UNIPESSOAL, LDA
- KIARFLEX – MANUEL LEITE DE MELO LDA
- BELVIDA
- RD SOFT LDA
- OVERSTATE
- RALY SHOES – CALCADO RALY, LDA
- PLUMEX – TAMANCAO, LDA
- COOL GRAY LDA
- SODISHOES S.A.
- LAST STUDIO UNIP LDA
- FILIPE SHOES – SILVA E SOUSA & IRMAOS, LDA
- URBANFLY BY VEGASTYLE – JOSE ANTONIO SAMPAIO TEIXEIRA & C., LDA
- RICAP SHOES / SOFTWALK – GUILHERME DA SILVA ALMEIDA & FILHOS, S.A.
- TAKE A WALK INDÚSTRIA DE CALCADO SA
- HOLD FOOTWEAR // REGIFEL, LDA
- JEFAR – INDUSTRIA DE CALCADO, LDA
- 4OURTIMES
- SAVANA CALCADOS SA
- LADRICAL – UNIPESSOAL, LDA
- BUFFLOX – Fernandes e Sampaio, Lda
- JOOZE/PRETTY LOVE – JOSELI CALCADOS UNIP. LDA
- FABRICA DE CALCADO SHOE-ME, LDA
- PORTANIA-ECCO CONFORTO-COMERCIO E IND. DE CALC. LDA
- Too Soft – RD SOFT, LDA
- Hold – Regifel, Lda
- Walker Flex – Calçado Raly, Lda
- Ambitious
- Aerobics – Coolgray
- Kayakstorm – Lucília, Vieira & Lima, Lda