Luciana Monteiro é a primeira mulher presidente do Futebol Clube da Lixa. Nos quase 90 anos de história do emblema, é a primeira vez que o sexo feminino assume a presidência.
Nascida em Vila Cova de Lixa, há 37 anos, Luciana Monteiro é professora de profissão, e diz-se determinada, responsável e honesta. Nesta entrevista ao Felgueiras Magazine, partilha o seu percurso, e as suas crenças enquanto mulher.
Felgueiras Magazine – Afinal, o que é “ser mulher”?
Luciana Monteiro – Ser mulher é saber transformarmo-nos perante as dificuldades que surgem ao longo da vida. É saber reconhecer o momento certo para avançar e recuar, sem nos sentirmos na obrigação de sermos heroínas. É ultrapassar sempre todas as batalhas diárias, sem perdemos a nossa essência.
Felgueiras Magazine – O fato de ser mulher, já a fez sofrer algum tipo de preconceito?
Luciana Monteiro – Até ao dia de hoje, nunca senti esse tipo de preconceito perante a minha pessoa.
Felgueiras Magazine – Como é ser a primeira presidente do FC da Lixa?
Luciana Monteiro – Sinto-me orgulhosa, porque acho muito importante uma mulher ocupar um cargo diferenciado do que é habitual. As mulheres são sempre capazes de muitas coisas e precisamos disso.
Para tudo basta querer, e ter coragem. Eu sempre gostei de futebol, nunca pensei ser presidente, mas depois de ter tomado essa decisão sinto me capaz.
Felgueiras Magazine – Acredita que hoje a sociedade de Felgueiras está realmente a evoluir no que diz respeito à igualdade de género?
Luciana Monteiro – A igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz. A igualdade de género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas, o que já se vê a evoluir significativamente no nosso concelho. Deve-se beneficiar das mesmas condições: no acesso à educação; nas oportunidades no trabalho e na carreira profissional; no acesso à saúde; e no acesso ao poder e influência (que é o que tem vindo a acontecer há já vários anos em Felgueiras).
Felgueiras Magazine – Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de deixar algum recado aos homens?
Luciana Monteiro – Simplesmente que: quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres, não aproveitará as suas grandes virtudes. Vocês, homens, é que perdem.
Felgueiras Magazine – Que mensagem transmitiria às mulheres felgueirenses, neste dia tão especial?
Luciana Monteiro – Nós mulheres não queremos ser tratadas de forma diferente, nem queremos regalias. Queremos igualdades e queremos muito respeito e sim, nós, merecemos tudo.