A Mercadona, empresa de supermercados, assinala esta terça-feira os primeiros cinco anos desde a abertura da sua primeira loja em Portugal. Foi em Vila Nova de Gaia, na freguesia de Canidelo, que a 2 de julho de 2019 a empresa deu início à sua expansão no país, tendo aberto posteriormente, nesse mesmo ano, mais 9 lojas nos distritos do Porto, Aveiro e Braga. Em novembro de 2021 abriu a sua loja em Felgueiras.
Desde esse ano, a Mercadona investiu um total de mil milhões de euros em Portugal, que permitiram abrir, até à data, 50 lojas e dois Blocos Logísticos – um na Póvoa de Varzim e outro em Almeirim. No diz respeito a emprego, ao longo desta meia década a Mercadona gerou 6 mil novos postos de trabalho, todos com um contrato efetivo desde o primeiro dia.
Foi em 2016 que a Mercadona, empresa líder no setor da distribuição em Espanha, comunicou que iria dar início ao seu primeiro projeto de internacionalização em Portugal. Nesse mesmo ano, contratou os seus primeiros colaboradores portugueses e, em 2017, abriu o Centro de Coinovação de Matosinhos, para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português. Em 2019, aquando da abertura da loja de Vila Nova de Gaia, a Mercadona já tinha 1000 produtos novos apenas para o mercado português.
O projeto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores. Outro aspeto a sublinhar é o intercâmbio entre Portugal e Espanha que possibilitou o conhecimento de produtos nacionais a consumidores espanhóis, como é o exemplo do pão, pastelaria, queijos, vinhos, entre outros.
A Mercadona tem ainda um Plano de Ação Social, no âmbito do qual todas as lojas do país têm uma parceria com uma instituição local, que recebe diariamente bens de primeira necessidade.
“A Mercadona tem avançado e aprendido muito com a entrada no mercado português, altamente competitivo. Hoje, orgulhamo-nos de poder dizer que o esforço que fazemos para nos adaptarmos ao país se reflete na vontade das pessoas em ter os nossos supermercados perto, mas ainda há muito por fazer”, afirma Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal.