A Joseli, empresa portuguesa de calçado, marcou presença na MICAM, em Milão, que decorreu de 7 a 9 de setembro. Na manhã do segundo dia da feira, um dos responsáveis da empresa, Carlos Teixeira, destacou o bom desempenho da empresa em 2025, embora com sinais de cautela para os próximos meses.
“Até agosto, este tem sido um ano muito bom em vendas, principalmente comparado com os últimos dois anos. Agora sentimos uma pequena quebra, mas é normal. Estamos numa fase de mudança de coleções, as lojas estão a passar da coleção de verão para a de inverno. Ou seja, sentimos essa quebra, mas esperamos que o ano continue bem até ao fim, como tem sido até agora”, afirmou.
Quanto à participação na feira, Carlos Teixeira reconheceu que a afluência de visitantes tem sido mais reduzida do que em edições anteriores. “O primeiro dia foi fraco em movimento, até porque o nosso stand está no fundo do pavilhão. Esperamos que o segundo dia seja melhor. Acho que nesta edição, até porque a Lineapelle decorre noutra data, há menos movimento, mas esperamos que isso mude.”
Sobre a possibilidade de Portugal voltar a organizar uma feira de calçado ou de componentes, o responsável da Joseli mostrou-se reticente: “Penso que seria difícil. É complicado atrair tanta gente, principalmente clientes novos, para uma feira totalmente nova. É verdade que Portugal tem excelentes empresas de calçado, mas penso que seria difícil uma feira desse género ter sucesso.”