A Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Felgueiras no próximo sábado, dia 15 de agosto, numa etapa que liga Paredes a Mondim de Basto. Ao contrário dos últimos anos, o concelho não vai receber a partida da etapa, mas terá uma Meta Volante.
A caravana chega a Felgueiras vinda de Lousada, passando pela União de Freguesias de Unhão e Lordelo e pela Vila da Longra, até chegar à cidade de Felgueiras, onde está instalada uma Meta Volante na Avenida Leonardo Coimbra. Os ciclistas seguem depois pela N207 em direção a Fafe, atravessando Friande e Sendim. A chegada à cidade de Felgueiras está prevista para as 14h37.
A etapa tem partida marcada para as 13h35, no Mosteiro de Vilela, em Paredes, e chegada prevista para as 17h06, no Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Curta, mas decisiva, a penúltima etapa da prova terá como grande protagonista a mítica subida à Senhora da Graça, um dos símbolos maiores da Volta a Portugal.
Este ano, a etapa apresenta uma novidade absoluta: uma inédita ascensão por Carvalhais, com cerca de nove quilómetros, a uma inclinação média de 7%, culminando num último quilómetro em terra batida. Sem regressar ao asfalto, o percurso liga diretamente à parte superior da Senhora da Graça através de um troço em sterrato.
A inovação vai permitir aos milhares de adeptos presentes no Monte Farinha assistir a uma primeira passagem dos corredores, seguida da descida e da ascensão final. Pela dureza, pelo simbolismo e pelo espetáculo que promete proporcionar, esta etapa é apontada por muitos como a verdadeira etapa-rainha da Volta a Portugal 2026.