Programa junta tradição, música e fogo de artifício em cinco dias inesquecíveis.
As Vitórias 2026 arrancam hoje na cidade da Lixa, com cinco dias de festa que se prolongam até segunda-feira, dia 7 de setembro. O programa inclui música, tradição, procissões, folclore, DJs e espetáculos de pirotecnia, distribuídos pela Praça dos DJs, pela Praça Ferrinhos e por outros pontos da cidade.
Segundo a organização, “as Vitórias estão de volta” e o cartaz “está completo”, prometendo “cinco dias inesquecíveis”.
O primeiro dia, quinta-feira, começa às 9h00 com a Alvorada Festiva, seguindo-se, às 20h30, a inauguração da iluminação. Às 21h00 realiza-se a Arruada de Bombos e Despique de Bombos, e a meia-noite tem lugar a inauguração da renovada Praça dos DJs.
Na sexta-feira, dia 4, o programa arranca às 20h30 com a Missa e Procissão de Velas, com início marcado na Capela de Nossa Senhora das Vitórias. Segue-se, às 23h00, a atuação de Corpo e Alma, e à meia-noite a inauguração da Praça dos Artistas, com atuação de Quim Barreiros. O dia termina com DJs na praça, a partir da 1h30.
O sábado, dia 5, é dedicado ao Cortejo das Flores, às 16h30, seguido da Batalha das Flores, às 17h30. Às 18h00 realiza-se a missa na Igreja Nova da Lixa, e às 21h00 tem início o 34.º Festival Folclórico. A meia-noite seguem-se as Marchas Luminosas, com DJs na praça a partir das 2h00.
Domingo, dia 6, é o dia central das festividades. O programa inclui, às 14h30, a atuação da Banda de Música de Felgueiras, seguida, às 15h00, da Banda de Música da Lixa. Às 16h00 realiza-se a recitação do terço na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, com a saída da imagem em procissão às 16h30. Segue-se a Missa Solene, às 17h00, e a Majestosa Procissão, às 18h00. O dia continua com o concerto das bandas de música, às 21h30, e o Grande Espetáculo de Pirotecnia, às 23h30. A meia-noite atua Carlos Pinheiro, com DJs na praça a partir da 1h00.
As festividades encerram na segunda-feira, dia 7, com a tradicional Feira das Cebolas, a partir das 9h30. Às 21h00 sobe ao palco Última Gota, seguindo-se, às 22h30, Nininho Vaz Maia. À meia-noite realiza-se um “grandioso espetáculo de pirotecnia”, com DJs na praça a encerrar o programa às 00h30.
Paralelamente, a Praça Ferrinhos recebe o afterparty das Vitórias’26, com um cartaz de DJs para todas as noites do evento. Segundo os organizadores, o objetivo é proporcionar “noites de muita música, dança e energia”. Na quinta-feira atuam os DJs Lowie e Myk; na sexta-feira, DJ Peter Wolf, DJ Alex e DJ York; no sábado, Deeptotronic e DJ Ruka Pita; no domingo, DJ Octávio Loureiro, DJ Anthony Texx, com atuação B2B de João Paulo ao saxofone e Lucas Branco na percussão; e na segunda-feira, DJ Brandão e DJ Actech. Todas as noites contam ainda com DJ residente, DJ Sil.