A Polícia Judiciária procedeu, ontem, à detenção, fora de flagrante delito, de cinco homens com idades compreendidas entre os 29 e os 60 anos, suspeitos da prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada.
Os factos ocorreram ao fim da tarde do passado dia 22/10/2021, numa freguesia do concelho de Guimarães, no exterior da residência da vítima, esta com 59 anos de idade, onde, por motivos relacionados com desentendimentos laborais, os autores, munidos de paus e barras de ferro e sob ameaça de uma pistola, desferiram pelo menos, seis golpes na cabeça e corpo da vítima, causando-lhe lesões graves que obrigaram à intervenção médica hospitalar. Também a esposa da vítima foi agredida com uma coronhada na cabeça.
De acordo com o jornal O Minho, o principal suspeito, Manuel Gonçalves Araújo, é natural e residente em Fafe, possuindo uma fábrica de confeções têxteis, e uma empresa de furos e captação de água, ambas com localização em Fafe. O suspeito é também empresário agrícola, e tem uma quinta na localidade de Rande, concelho de Felgueiras, onde alegadamente terá sujeito entre fevereiro e agosto de 2021, a vítima, António Pinto, a dormir num contentor, a trabalhar “em condições precárias e degradantes, numa situação que à partida configurará tipicamente relações de escravidão”, avança o jornal O Minho. A vítima terá por esse motivo fugido da referida propriedade agrícola, sendo que o patrão, Manuel Gonçalves Araújo, terá engendrado um plano para repreender o trabalhador agrícola por este ter deixado a quinta, sem o avisar previamente.
Os cinco detidos foram apresentados já ao fim da manhã desta quarta-feira, ao Palácio da Justiça de Guimarães, para serem submetidos a primeiro interrogatório judicial, pelo juiz de instrução criminal da Comarca de Braga e aplicação das respetivas medidas de coação.