A Praça Dr. Machado de Matos foi o palco do evento “Vinho Verde & Street Food”, que decorreu de sexta, 26 de julho, a domingo, e visou promover os produtos vinícolas da região e a gastronomia de rua.
A iniciativa integrada na Praça das Artes contou com a presença de seis produtores de vinho verde, sendo cinco deles de Felgueiras: Quinta da Lixa, Quinta de Maderne, Terras de Felgueiras, Foral de Felgueiras, e Turíaco Alvarinho, além de um convidado de Lousada, a Quinta de Lourosa.
Ricardo Monteiro, do Turíaco Alvarinho, um dos expositores presentes no certame, explicou que “o Turíaco é um projeto que está a nascer agora e temos a pretensão de ser um Alvarinho clássico, tradicional, com personalidade felgueirense, porque quer eu, quer o meu sócio, somos de Felgueiras e somos grandes apreciadores do Alvarinho de Monção e Melgaço”. Por esse motivo, as 2 mil garrafas de Alvarinho Turíaco, foram produzidas nessa região.
O produtor explicou que a “personalidade felgueirense” se reflete “numa gradação alcoólica mais baixa do que o alvarinho tradicional, e também num pouco menos de doçura. Quisemos dar-lhe um perfil mais fresco. Habitualmente, o Alvarinho é mais tropical, o nosso é um bocadinho mais fresco”.
Bruna, representante da Quinta da Lourosa, o produtor convidado, destacou as ofertas do seu stand, desde o espumante ao Alvarinho, e a experiência que o próprio local de produção oferece: “A Quinta da Lourosa é um belo destino para ir de férias em família. Podem também visitar, é um belo espaço, por isso, estejam à vontade”.
Além dos vinhos e da street food, o evento foi complementado com showcookings, animação para as famílias, e música ao vivo, incluindo atuações de Lucky Duckies, Virgul e João Carlos, além de DJs que animaram as noites de sexta e sábado.
Hoje, segunda-feira, 29 de julho, começa a última semana da Praça das Artes, com um programa que inclui ateliers e workshops diários. Pelas 21h30, o Grupo de Dança da Associação Cultural e Social Vale do Sousa e Minho – Para Todos sobe a palco.
Amanhã, terça-feira, será a vez de Cédric & Magda e da SJ Dance Academy, também às 21h30. Na quarta-feira, à mesma hora, a Academia de Dança Corpo & Alma vai apresentar a sua performance. Quinta-feira, decorre o V Festival de Dança, também às 21h30.
Na sexta-feira, pelas 22h30, decorre o espetáculo musical “Mal Avariado”, seguido de DJs que vão animar a praça pela noite dentro. No sábado, é a vez do grupo Ala dos Namorados, que atua às 22h00, seguindo-se novamente DJs.
Domingo, o último dia da Praça das Artes, vai contar com uma festa da espuma às 17h00, e o espetáculo musical da banda felgueirense Rubeans, que encerrará ao evento 21h30.
Veja a reportagem feita pelo Felgueiras Magazine no primeiro dia do Vinho Verde & Street Food: