A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de lançar a nova campanha de comunicação direcionada para o mercado nacional. Com um investimento de 300 mil euros, “O que combina com Verde?” dá o mote para uma mensagem alicerçada na Liberdade, Felicidade, Reencontro e Família como valores fundamentais para um desconfinamento que dá maior expressão aos produtos nacionais.
Esta nova fase de comunicação relembra que “Há um Verde para cada momento”, pelo que o Vinho Verde assinala o “recomeço”, criando um vínculo emocional positivo com os consumidores que chega através das redes sociais, em meios exteriores como mupis e outdoors em toda a Região e na imprensa, como sinal de reforço de uma comunicação plural.
A reforçar a campanha, os Vinhos Verdes estarão brevemente com ações promocionais na grande distribuição, com iniciativas para potenciar as vendas. Adicionalmente, será lançado um programa de incentivo a visitas à Rota dos Vinhos Verdes, durante o período de férias em território nacional, que permite descobrir toda a beleza natural e patrimonial da Região.
“Num momento em que o País começa a sair do confinamento a que esteve sujeito nos últimos dois meses, o mercado nacional assume-se de, ainda maior importância para todos nós, uma vez que é a primeira porta a abrir-se ao nosso regresso à vida ativa, em termos sociais e económicos”, disse Óscar Meireles, vogar da Comissão Executiva da CVRVV e administrador da Quinta da Lixa, acrescentando que “sendo o Vinho Verde um produto nacional único e muito acarinhado pelos consumidores nacionais, não poderia deixar de estar alinhado com o apoio geral que é dado nesta fase ao mercado português”.
Para Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, “é preciso continuar também a comunicar a diversidade de vinhos que a Região dos Vinhos Verdes produz e a levá-los à mesa das famílias em Portugal e no mundo. Todos ambicionamos mais liberdade, todos desejamos conviver mais, e estes são os valores que os Vinhos Verdes representam. Portugal e os Portugueses mostraram o seu melhor durante a fase mais crítica destes tempos extraordinários. É chegado o momento de brindar com um Verde a um regresso cor de esperança”, destaca.
O setor dos vinhos está a ser também afetado pela Covid-19. Sobre este assunto, Óscar Meireles afirma que “não sendo o vinho um produto de primeira necessidade, o confinamento do Covid-19 resultou em grandes perdas para o nosso setor”, acrescentado que “as grandes feiras internacionais foram canceladas, o mercado HORECA fechado, ambos de grande importância para os produtores. O enoturismo e hotéis estão a sofrer um grande impacto nas vendas o que se reflete em perda de receitas avultadas”.