Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
A conhecida marca de calçado VEJA, que desde 2005 produz calçado no Brasil e é vendida globalmente, inicia um novo capítulo na sua história com a produção de calçado em Felgueiras.
A VEJA começou a sua produção em Portugal em 2022 numa única fábrica felgueirense. O processo de produção na fábrica em Portugal inclui corte, costura, colagem, montagem e embalagem. “A VEJA mantém uma relação próxima com as fábricas, supervisionando a produção a partir do Brasil com visitas regulares para garantir a qualidade”, lê-se numa nota enviada à nossa redação.
Na produção em Felgueiras, a Veja pretende manter os altos padrões sociais e ambientais da sua produção no Brasil. As auditorias SMETA 4 Pilares “asseguram a adesão aos padrões de trabalho, saúde e segurança, sistemas de gestão, direito ao trabalho, subcontratação, trabalho em casa, avaliação ambiental e ética empresarial”, sublinha a empresa.
Portugal (e Felgueiras) foi escolhido devido à sua forte experiência na produção de calçado, e também porque a Veja “definiu que português seria a língua principal utilizada pela empresa, de forma estabelecer-se uma relação próxima com os produtores locais”.
O Felgueiras Magazine questionou a Veja sobre como está a ser a experiência com a produção em Portugal e a fábrica de calçado portuguesa. A empresa respondeu “que tem sido muito positiva até ao momento”, e que a “fábrica selecionada cumpre com os padrões da VEJA e pratica boas práticas sociais e ambientais”.
A Veja não avança com previsões sobre a quantidade de pares que irão ser produzidos em Portugal em 2024, pois dependerá sempre da procura. No entanto, a VEJA já iniciou a produção do modelo V-90 em Felgueiras em 2022, tendo produzido mais de 80 mil pares até ao momento. Está previsto produzirem-se também outros modelos, incluindo o Urca e o V-10 CWL.
A chegada da VEJA a Felgueiras é um exemplo de como as marcas internacionais reconhecem e valorizam a qualidade e a sustentabilidade da indústria de calçado portuguesa, e destaca também a importância do compromisso da indústria com práticas éticas e ambientalmente responsáveis.
Sobre a VEJA:
A VEJA é uma marca francesa fundada em 2005 que se destaca pela criação de sapatilhas de forma sustentável, combinando questões sociais, justiça económica e materiais ecológicos. A marca é reconhecida pelas suas práticas inovadoras e sustentáveis na indústria do calçado, enfatizando a transparência, o uso de materiais orgânicos e a promoção de um comércio justo.
Desde a sua fundação que a produção de calçado era feita apenas no Brasil, mas o ano passado surgiu o projeto Aegean, que tem como objetivo produzir sapatilhas em Portugal. Por semana, saem do armazém em França cerca de 10 mil pares apenas para vendas online. Em Portugal as sapatilhas podem ser encontradas em múltiplas lojas multimarca.