As Festas de Nossa Senhora de Pedra Maria, em Varziela, começam esta sexta-feira, dia 2 de agosto, e prolongam-se até domingo. O evento vai incluir música, tradições religiosas e fogo de artifício.
O programa arranca amanhã, 2 de agosto, com a alvorada festiva às 8h00, animando a freguesia com música gravada. À noite, a festa vai contar com a atuação do grupo de dança Jenni Studio, pelas 21h00, seguida do Grupo de Cavaquinhos de S. Veríssimo Nevogilde, às 23h00. O dia termina com uma sessão de fogo de artifício à meia-noite.
No sábado, o dia começa novamente com a alvorada festiva às 8h00. A partir das 8h30 o Grupo de Bombos dos Jovens de Varziela vai fazer uma arruada pela freguesia, com o objetivo de angariar fundos para a festa.
À noite, os sons dos bombos vão ecoar pelas ruas. A concentração para a arruada está marcada para as 20h00, junto à fábrica Raly, e a saída em direção à Capela de Nossa Senhora de Pedra Maria será as 20h30. A Comissão de Festas convida todos a juntarem-se: “Estás convocado! Vamos acordar os ETs dos outros planetas com a maior arrufada de bombos de todos os tempos! Não tens o teu bombo? Não é desculpa…fala com Comissão de Festas”, lê-se nas redes sociais.
A noite vai ainda contar com a atuação do grupo Toka & Dança às 22h00, seguindo-se uma grandiosa sessão de fogo de artifício à meia-noite. A festa não termina por aí e, a partir da 00h30, há ainda uma after party com DJ UGGO.
O domingo, 4 de agosto, reserva-se para as tradições religiosas. A alvorada festiva é às 8h00, e a receção da Banda de Música de Felgueiras será às 9h30, assinalando a entrada da juíza da festa. Pelas 11h00, começa a missa solene em honra de Nossa Senhora de Pedra Maria.
À tarde, a Banda de Música de Felgueiras volta a atuar a partir das 15h30, preparando o ambiente para a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora de Pedra Maria.
As festas encerram com um espetáculo de fogo de artifício às 20h00, que vai iluminar o céu de Varziela.
A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora de Pedra Maria encoraja toda a comunidade a participar: “A festa vai ser de arromba! E tu ficas em casa? Beber um copo numa romaria… nem sabe o bem que lhe fazia!”