O Várzea FC prepara-se para se estrear na Taça AF Porto Feminina, uma nova competição que arranca a 1 de dezembro e promete movimentar o futebol feminino sénior no distrito do Porto.
Em declarações ao Felgueiras Magazine, um responsável do Várzea FC afirmou que o impacto desta Taça vai além dos resultados em campo: “Esta nova competição assume grande relevância no panorama regional e é mais um passo para a afirmação do futebol feminino”, partilhou, sublinhando a importância de iniciativas que permitam a evolução do desporto feminino.
O responsável do Várzea FC salienta que, nos últimos anos, “o futebol feminino tem tido uma evolução incrível, resultado disso é o visível número de atletas e equipas federadas, a proliferação e notoriedade das equipas de futebol feminino, e até mesmo da nossa seleção feminina”.
De acordo com o responsável, este progresso é “resultado de uma estratégia delineada pela Federação Portuguesa de Futebol e que, claramente, aporta as associações distritais, até porque são estas que têm maior proximidade com os clubes e o know how das estruturas”, acrescentando que a nova Taça AF Porto Feminina, onde o Várzea FC estará presente, “é uma forma ativa de contribuir para o desenvolvimento e visibilidade” do futebol feminino a nível regional.
Segundo o responsável do Várzea FC, o clube tem objetivos alargados: «Claro que interessa obter uma boa classificação e ter um bom desempenho. Mas os objetivos não se podem esgotar por aqui: queremos dar experiência competitiva às nossas jogadoras, aumentar a visibilidade do clube e da equipa, atrair mais atletas e mais adeptos, e até mesmo promover o lema do clube “Somos família”».
A primeira edição da competição vai arrancar com 21 equipas. São elas: AD Marco 09, AD Várzea FC, Averomar FC, CF Oliveira do Douro, FC Paços de Ferreira, FC Parada, FC Porto, FC Romariz, FC São Romão, FC Tirsense, GD Aldeia Nova, GDR Soalhães, Leixões SC, Rio Ave FC, Rio Mau FC, SC Castêlo da Maia, SC Cruz, UDS Roriz, União Nogueirense FC, Valadares FC Gaia e Varzim SC.
Como acontece nas provas de futsal e futebol, a Taça AF Porto Feminina será uma competição onde podem participar todas as equipas seniores (excluindo equipas B) que jogam em campeonatos nacionais e onde os clubes de diferentes divisões jogam entre si. Esta é também uma forma de colmatar algumas fases durante a época em que os clubes não têm competição oficial e de os envolver na disputa de mais um troféu.
Relativamente ao formato, a prova será dividida em duas fases. A primeira fase será disputada em grupos (três grupos de cinco clubes e um de seis), em que todos jogam contra todos, a uma volta, por pontos. A segunda fase, a eliminar, será disputada pelo primeiro e segundo classificados de cada grupo. Os quartos de final, meia-final e final serão disputados a uma mão.
O presidente José Manuel Neves da AF Porto sublinhou a importância deste momento para a modalidade e reforçou a aposta no futebol feminino no distrito: “É mais uma prova de que o futebol feminino tem na Associação de Futebol do Porto um aliado que tudo fará para continuar de forma a ativa a contribuir para o seu desenvolvimento. As Taças AF Porto são competições com muita história no nosso distrito e agora podemos juntar-lhes mais uma: a Taça AF Porto Feminina. Será uma competição com uma visibilidade diferente de todas as outras e estou certo que não faltará motivação a todos os clubes para levarem este primeiro troféu para os seus museus. Estamos felizes e orgulhosos por poder levar esta prova a todo o distrito já nesta temporada”, disse.
A competição terá início no dia 1 de dezembro, estando a final prevista para o fim de semana de 17 e 18 de maio.