A fabricação de calçado sustentável e amigo do ambiente tem sido vista por muitos empresários como o futuro da indústria. Neste âmbito, as empresas de Felgueiras estão a dar cartas e não param de inovar. Prova disso é o mais recente produto da Vapesol: solas para sapatos produzidas a partir de uma resina da cana do açúcar. Designadas por “EVA GREEN”, as solas têm uma incorporação de 70% desta resina, e contribuem para a redução das emissões de CO2. Ainda mais importante, as solas mantêm intactas as características essenciais de uma boa sola para calçado: flexibilidade, leveza, conforto e resistência.
O processo de produção da “EVA GREEN” é exatamente igual ao processo de injeção do Acetato de Vinil Etileno (EVA) tradicional, que consiste na injeção de uma borracha granulada, a alta temperatura, e no fim moldagem e arrefecimento. O custo de uma sola em “EVA GREEN” é cerca de 20% a 30% superior ao de uma sola em EVA tradicional.
A Vapesol tem uma capacidade diária de produção de 2000 pares destas solas sustentáveis, e já as exporta um pouco por toda a Europa.
“Apresentamos este material na última edição Lineapelle, em fevereiro deste ano, e obtivemos um bom feedback por parte dos nossos clientes, que se mostraram muito interessados neste novo material. Apesar do preço mais elevado, reconhecem que há uma sensibilização dos consumidores, nomeadamente millennials, para a temática da sustentabilidade”, disse Diogo Ribeiro do Departamento Comercial e Marketing da Vapesol.
Diogo Ribeiro afirma ainda que “a sustentabilidade tem sido um foco importante no setor do calçado, quer a nível nacional como internacional”, motivo que leva a Vapesol a “a apostar e a desenvolver soluções sustentáveis”.