Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Material sustentável e leve, sempre a pensar no conforto. É esta a aposta da Vapesol para a nova coleção Primavera/Verão 2022. Solas com cana de açúcar, cortiça ou casca de arroz! Visitamos a Vapesol para conhecer a nova coleção de solas desta conhecida empresa felgueirense.
“Para esta nova coleção apostamos na vertente sustentável. Todas as nossas solas da nova coleção temos três versões e pelo menos uma delas é sempre feita com materiais sustentáveis. São artigos que têm muita procura neste momento, e nós temos uma ampla gama de produtos sustentáveis, entre reciclados ou Bio Based”, disse Diogo Ribeiro, responsável comercial dos mercados internacionais e coordenador de marketing da Vapesol. “Apostamos muito no sapato aberto, solas para chinelo. Acho que o chinelo vai ter muita saída, pois as pessoas procuram cada vez mais o conforto. Continuamos a apostar no casual sneaker, materiais leves e confortáveis, que permitam às pessoas chegar ao fim do dia e tirarem os sapatos sem lhe doer os pés”, disse.
Com a suspensão das feiras internacionais de calçado e componentes na europa, as empresas do setor do calçado procuram alternativas para fazer chegar as suas coleções aos clientes. “Apostamos muito do digital, em publicidade, em revistas em papel e online, em vários países, como a Colomba, Espanha, Itália, Alemanha. Apostamos também no nosso site, onde expomos as nossas coleções e onde já está a coleção Primavera/Verão 2022”, destacou Diogo Ribeiro. A Vapesol tem também, nas suas instalações, um showroom com a nova coleção, onde os seus clientes podem ver, presencialmente, os novos produtos da empresa.
Diogo Ribeiro acredita iremos atingir a imunidade de grupo à Covid-19 no Verão, e que as feiras internacionais de calçado irão regressar já em setembro. “O digital tem ajudado muito, mas não é a mesma coisa. O espírito que se vive na feira, o facto de se poder tocar no produto, faz muita diferença”, diz.
A vacina contra a Covid-19 está a animar o setor do calçado. “Neste momento já se vê o mercado a querer mexer, muitos clientes estão a agendar visitas presenciais, muitos já têm vindo, de várias nacionalidades”, sublinha Diogo Ribeiro, confidenciando que tem falado “com muitos clientes estrangeiros e que estes estão otimistas: as lojas começam a abrir e as pessoas não têm tanto medo e fazem as suas compras”.