O projeto “Património a Norte” chega ao seu terminus, no próximo dia 29 de outubro, sábado. O Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, será o último ponto de paragem desta iniciativa, que contará com a atuação musical do Lisboa String Trio. A experiência gastronómica estará, uma vez mais, a cargo do Chef Renato Cunha.
Os portugueses Lisboa String Trio fecham um ciclo de seis concertos realizados em seis locais patrimoniais. Comum a todas as atuações, a valorização do património pelos artistas, os instrumentos de cordas e a língua portuguesa. O encerramento musical do Ciclo de Eventos Culturais pelo “Património a Norte” caberá, assim, ao guitarrista José Peixoto, ao guitarra portuguesa Bernardo Couto e ao contrabaixista Carlos Barretto.
Será, uma vez mais, o Chef Renato Cunha a apresentar o património gastronómico local. Partilhará produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região, confecionados com técnicas ancestrais. Cozinheiro por vocação, Renato Cunha gosta de ser reconhecido como embaixador da gastronomia portuguesa. Atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.
Programa no Mosteiro de Pombeiro – Felgueiras (29 outubro, sábado)
- 16h00 – Visita Educativa
- 16h30 – Património em Prova, Partilha e Degustação com Chef Renato Cunha
- 18h30 – Concerto de Lisboa String Trio
Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um importante marco cultural. Documentado desde 853, do primitivo estabelecimento não resta qualquer elemento material, mas suspeita-se de que se tratava de um edifício modesto. O projeto românico arranca no século XII, conferindo ao mosteiro a planimetria dos grandes mosteiros da ordem Beneditina. Está localizado na interseção de duas das principais vias medievais da época – uma que ligava o Porto a Trás-os-Montes, por Amarante, e uma segunda que ligava a Beira a Guimarães e Braga, atravessando Lamego e o Douro, em Porto de Rei, o que justifica a importância deste conjunto monástico na região.
O programa “Património a Norte” teve como grande objetivo a valorização de espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras. Organizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas, foi um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constaram concertos, visitas e ações de gastronomia com vista à aproximação da população residente e à captação de novos públicos turístico-culturais.
O projeto «Arte e Cultura em Circulação… pelo Património» | NORTE-04-2114-FEDER-000607 é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com os municípios locais, representando um investimento aproximado de 300 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.