Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
O PSD Felgueiras saiu das eleições de autárquicas de 2017 “esfrangalhado”. Pior ficou quando, nas autárquicas de 2021, obteve 21% dos votos e apenas duas Juntas de Freguesia. Era um partido fragilizado e dividido. Já tive a oportunidade de referir que o trabalho da atual Comissão Política da Secção de Felgueiras do PSD, eleita em abril deste ano, está longe de ser fácil.
O Jantar de Rentrée do PSD Felgueiras, que decorreu no passado dia 15, foi um risco: organizar um evento de massas, apenas um ano depois do pior resultado de sempre do PSD em Felgueiras numas eleições autárquicas. E se estivesse pouca gente? Ia ser um fiasco. Tinha tudo para correr mal.
Mas não foi nada disso. A família social democrata de Felgueiras disse “presente”, e encheu por completo a sala. Quase 400 pessoas. Confesso que fiquei surpreendido. A presença desta moldura humana é ainda mais impressionante se tivermos em consideração que, no atual contexto, o regresso do PSD Felgueiras ao poder Municipal nos próximos anos é pouco mais que uma miragem. Nuno Fonseca e o Sim Acredita estão fortes e gozam de ampla popularidade.
É importante destacar a presença neste jantar de muitos militantes que se tinham afastado do partido e da vida partidária nos anos mais recentes, fruto da “divisão” interna criada nas últimas duas eleições autárquicas. Salientava também o ambiente descontraído do jantar. Notava-se uma certa satisfação dos militantes e simpatizantes em estarem novamente reunidos e em convívio.
A Comissão Política do PSD Felgueiras tem muitas caras novas e parece que está a merecer o benefício da dúvida da maioria dos militantes sociais democratas. Este jantar foi prova disso e deu um capital político acrescido à Comissão Política do PSD, liderada por Pedro Melo Lopes, para que construa uma verdadeira alternativa ao Sim Acredita. Na democracia, a existência de alternativas é fundamental. E uma alternativa para umas eleições autárquicas não se prepara a 6 meses das eleições: prepara-se com alguns anos de antecedência.
Aguardo com espectativa os próximos meses deste PSD Felgueiras. Será que vai ter arte e engenho para marcar a agenda política local? Como vai ser o trabalho, sempre importante, nas freguesias? O que protende o PSD para o futuro do nosso concelho? Quais as ideias? Como vão comunicar? E afinal, na prática, o que é o “Compromisso de Gerações” entre a estruturas locais do PSD e da JSD?
Estará mesmo a nascer uma alternativa ao Sim Acredita? A atual Comissão Política tem poucos meses de vida. É preciso dar tempo. Para mim, ainda há muitos se’s, mas parece haver vontade e, pela grande mobilização de militantes e simpatizantes no Jantar de Rentrée, alguma capacidade de concretização também.
Aguardam-se os desenvolvimentos dos próximos capítulos.