De 8 a 10 de abril, a Praça Dr. Machado de Matos será palco do maior evento nacional de doçaria tradicional com oito países representados. O certame, este ano, dá especial atenção à Ucrânia e criou todas as condições para que a comunidade ucraniana tenha a visibilidade necessária no sentido de ajudar o povo daquele país a integrar-se em Portugal.
“Pretende-se com esta representação mostrar à comunidade portuguesa e ao mundo o poder empreendedor dos ucranianos e fazer com que sintam que há uma oportunidade de negócio, de ajuda efetiva ao povo vem para Portugal. Desta forma, o povo ucraniano terá no Festival do Pão de Ló um espaço onde poderá vender os seus doces típicos, mostrar o seu país, a sua cultura e as suas tradições antes da guerra”, lê-se numa nota de imprensa enviada à nossa redação.
O anfitrião do certame, o Pão de Ló de Margaride reinará como sempre. A grande novidade deste ano serão as 10 diferentes receitas de Pão de Ló nacional que se farão representar de Norte a Sul do país, incluindo das regiões autónomas. Para além do anfitrião, o nosso nobre e tradicional doce de páscoa, teremos doçaria de mais oito países representados.
Ao todo, estarão presentes nesta edição do Festival de Pão de Ló, 40 expositores provenientes de Norte a Sul do País e Ilhas e de vários pontos do mundo, a saber: Angola, Argentina, Brasil, India, França, Polónia e Venezuela. Poderá consultar os expositores em festivaldopaodelo.cm-felgueiras.pt .
A programação do evento inicia no dia 8 de abril, pelas 21h00, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro com a atuação do Quinteto de Metais do Ensemble Fonseca Moreira e Coros do Conservatório de Música de Felgueiras.
O certame que decorre na Praça Dr. Machado de Matos abre ao público no sábado, dia 9 de abril, às 10h00. A abertura oficial do evento, acontecerá pelas 15:00 de sábado, com uma recriação histórica que contará com a participação de todos os ranchos folclóricos do concelho, alusiva às comemorações do centenário do Teatro Fonseca Moreira. “A população receberá calorosamente o grande benemérito do concelho de Felgueiras, António José da Fonseca Moreira, que à sua morte deixaria um enorme legado patrimonial e sociocultural à sua terra natal”, informa o Município.
O segundo dia do evento termina com um espetáculo de Rita Guerra, às 22h00, que este ano se apresentará como a embaixadora oficial do evento e dinamizará algumas atividades no certame durante a tarde de sábado.
No domingo, dia 10 de abril, o festival abre ao público às 10h00. Às 11h00 haverá um espetáculo dedicado às crianças proporcionado pelo Avô Cantigas. A Banda de Música de Felgueiras atua no recinto do certame pelas 16h00.
O concerto de encerramento do evento será “Requiem de Mozart” pela Banda de Música de Lousada – ACML; Coro Feminino CVS; Coro Audivi Vocem; Vocal Art Ensemble epelos solistas Paulina Sá Machado (soprano), Marta Magalhães (contralto), Hélder Bento (tenor) e José Corvelo (barítono).