A Olifel realizou ontem, dia 11 de dezembro, a conferência Olifel Next Challenge, um evento centrado nos desafios da transformação digital e da indústria. A iniciativa teve lugar nas novas instalações da empresa felgueirense e assinalou o lançamento da nova versão do software Visualgest, explorando também o impacto da Inteligência Artificial (IA) na indústria.
O programa incluiu intervenções de representantes de diversas entidades, como a Câmara Municipal de Felgueiras, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a APICCAPS e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Um dos destaques foi a palestra “Transformação digital na indústria: desafios e oportunidades”, a cargo do professor Cristóvão Sousa, diretor da Licenciatura em Engenharia Informática do Politécnico do Porto e investigador sénior no INESC TEC.
Rui Mendes, CEO da Olifel, começou por refletir sobre a evolução da empresa desde a sua fundação em 1998, destacando a mudança de foco para o desenvolvimento de software: “A Olifel Comércio de Computadores passou a ser Olifel Software IT Solutions. Hoje em dia, somos uma empresa produtora de software.”
As novas instalações da Olifel “pretendem ser mais eficientes, mais sustentáveis e mais tecnológicas, com o objetivo de que a equipa que se sinta satisfeita”, explicou o CEO. O empresário abordou ainda a ideia por detrás do novo Visualgest: “A ideia foi construir algo que, embora muito complexo na sua essência de construção, seja muito simples, intuitivo e fácil para o utilizador. Desenvolvemos uma solução web, à qual podemos aceder em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.”
Rui Mendes destacou as cinco principais funcionalidades do software da empresa, que vão desde a integração com outros sistemas, ao acompanhamento dos custos, rastreabilidade de dados e amostras, gestão de versões e comunicação interna e externa: “Com esta ferramenta, conseguimos comunicar com a nossa estrutura e com os nossos clientes em simultâneo. Imaginem o que é estarem num cliente e rapidamente poderem ver o estado das amostras!”, exemplificou.
O CEO enfatizou o papel crucial da inovação tecnológica no setor do calçado, um dos principais mercados-alvo da empresa: “Hoje em dia, as empresas do calçado não podem apenas produzir bem. Precisam de ser excelentes na parte comercial e logística. Esta ferramenta pretende proporcionar experiências positivas aos clientes, para que os mesmos não escolham apenas pelo preço, mas também pelo serviço”.
Rui Mendes afirma que o futuro passa por “colocar os modelos de Inteligência Artificial ao nosso serviço. Com os devidos cuidados, temos de ir colocando, porque é algo que vai ser muito importante na nossa vida e no nosso processo evolutivo”.
Cristóvão Sousa considera que o Olifel Next Challenge é “extremamente importante para a região”. “Nesta fase de transição digital, as empresas e a indústria não conseguem fazer o seu caminho de evolução sem as tecnológicas. A Olifel e a aposta que está a fazer, na renovação não só do espaço e do software, mas também da cultura organizacional, são ingredientes fundamentais para posteriormente capacitar as empresas para a evolução”, ressalva.
Sobre a integração da Inteligência Artificial no novo Visualgest, o professor destacou o papel estratégico da tecnologia no futuro da indústria: “A Inteligência Artificial não é algo de novo. A grande diferença não está na tecnologia em si, mas em colocá-la ao serviço das empresas e dos seus objetivos, adequando-a às suas necessidades”, afirmou.
Cristóvão Sousa sublinha que a IA vai permitir automatizar tarefas relacionadas com a análise de dados, facilitando a tomada de decisões. “Neste momento, o negócio é cada vez mais gerido com base em dados. A IA automatiza muito do trabalho que, de outra forma, exigiria a intervenção humana, libertando as equipas para se focarem em atividades mais criativas e que acrescentam valor às empresas.”
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, destacou o papel da Olifel como exemplo de inovação no contexto empresarial local. “Este evento demonstra como as empresas continuam a saber reinventar-se, reunindo várias entidades para partilhar conhecimento sobre os desafios da digitalização e do setor do calçado, que é estratégico para o nosso concelho”, afirmou. O autarca sublinhou a importância de ouvir diferentes perspetivas para uma visão mais abrangente do futuro: “Queremos que empresas como a Olifel continuem a crescer e a dar os seus frutos”.
A nova versão do Visualgest, que aplica modelos de Inteligência Artificial, estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro.