Autor: Mário Adão Magalhães
Jornalista
"Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objectivo, mas sim um hábito".
- Aristóteles
É esta a frase mote que o doutor Luís tem na parede da clínica na Praça das Comunidades Lusíadas, em Margaride, Felgueiras.
A designação social é a imediatamente infra:
Clínica de Medicina Dentária Santa Ovaia, Lda. – Felgueiras
(Oliveira & Martins, Lda.)
Doutor Luís – substantivo que significa antiga moeda francesa em ouro, assenta-lhe bem, sem formalidades, embora a sua clínica esteja muito bem organizada, funcional e moderna. Ali presta os serviços de odontologia e ortodontia.
O doutor Luís é um excelente, eu digo excelente e não é eufemismo – médico na medicina dentária.
Um homem que simultaneamente se preocupa com a sociedade. Na sua clínica encontramos expostas indicações várias e diversas e no balcão poisam folhas com uma mensagem que mostra esta preocupação social do doutor Luís.
Na clínica do doutor Luís faz-se despistagem de cancro oral grátis, por questões que têm a ver com o seu carácter.
Este médico, o doutor Luís, seria muito útil com um espaço numa publicação perorando sobre a sua actividade profissional e da visão altruísta e boa vontade que tem da sociedade, do mundo.
Até porque escreve muito bem.
É generoso. Altruísta. Compreensivo. Amigo. É competente. É perfeito. É bom.
Muitos seriam os adjectivo a atribuir-lhe mas torna-se difícil enunciá-los, porque este homem é um Homem todo. Completo.
Sou seu paciente desde há perto de uma vintena de anos. Fui indicado por outrém e não mais deixei de ter como “o meu médico dentista” o doutor Luís.
O doutor Luís e as assistentes que com ele trabalham, são duma lisura, dum trato e de uma competência profissional inauditas.
Sei que se sentem privilegiadas, honradas e mais alegres e satisfeitas por trabalharem com um homem assim. Entendo que fazem o trabalho com gosto, logo melhor trabalho. Entre o doutor Luís não há distinções e todos formam uma equipa coesa, consistente e competentíssima.
Sou infinitamente agradecido ao doutor Luís e às assistentes que tão bem tratam de mim e me tratam. Devo fazer-me entender.
Ninguém me recomendou o sermão. Mas sugiro que visitem esta moderníssima clínica e se tornem seus pacientes porque encontram no doutor Luís e nas assistentes gente amiga.
Quando os encómios são superlativos, a palavra, o verbo cala.
(Não pratico deliberadamente o chamado Acordo Ortográfico).