“Tenho uma máscara que uso quando vou a casa dos meus pais com o intuito de os proteger (acho que na minha atividade profissional a exposição é fácil), mas não sei se podem ser usadas mais do que uma vez. Quantas vezes se pode usar uma máscara?”
A máscara deve ser utilizada apenas uma vez. No entanto, relembramos que a máscara apenas deve ser usada por quem estiver doente, com sintomas de COVID-19 (especialmente tosse) ou por profissionais de saúde e cuidadores de indivíduos com sintomas respiratórios. Se não estiver doente ou não estiver a cuidar de alguém que esteja doente, não use máscara. Há mundialmente uma grande escassez de máscaras: também por isso devem ser usadas com parcimónia e indicação clara.
A maneira mais eficaz de se proteger a si e aos outros contra a COVID-19 é a lavagem frequente das mãos, tossir para a dobra do cotovelo ou lenço descartável e manter uma distância de, pelo menos, 2 metros das pessoas com sintomas respiratórios. Na ausência de sintomas respiratórios, as máscaras, usadas em espaço público, devem ser utilizadas apenas por pessoas com patologias que diminuem inequivocamente a imunidade (por exemplo, após um transplante e consequente medicação imunossupressora), mas de acordo com indicação médica.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.