“Tenho um medo de falar em público”

Imagem_novembro

A Psicóloga Catarina Meireles responde às suas dúvidas. Envie as suas questões para apsicologaresponde.cm@gmail.com.

“Tenho um enorme medo de falar em público. A voz treme, o coração palpita…. Há alguma coisa que possa fazer para atenuar esta situação?”

Catarina P.

Olá Catarina,

Agradeço muito a sua partilha, o receio/medo de falar em público é bastante comum, estou certa que serão várias as pessoas a reverem-se na sua dificuldade.
O medo de falar em público, tal como descreve a Catarina, resulta num nervosismo onde a “voz treme, o coração palmita” entre outros sintomas que se revelam quando se pensa/planeia ou se está na situação de falar em público.
Para a grande maioria das pessoas, é difícil estar perante um conjunto de pessoas, expondo as suas ideias/opiniões “sujeitando-se” ao escrutínio alheio.
O medo de falar em público surge porque, naturalmente, ficamos desconfortáveis com a possibilidade de errar na presença de outras pessoas, essa avaliação/exposição pública é que provoca todas as sensações de mau estar e ansiedade. O aumento da visibilidade perante os outros, parece que nos torna mais vulneráveis.

Como em qualquer outra competência/habilidade para a melhorar ou reduzir o seu impacto devemos treinar, treinar e treinar. Para isso sugiro:

 

  • Preparação

A preparação é talvez dos maiores segredos para uma exposição mais tranquila e equilibrada. Prepare o seu discurso/apresentação com antecedência, domine o assunto.

Treine o seu discurso antecipadamente, em frente a alguém que possa dar o seu feedbak, ou então filme o seu discurso, posteriormente visualize o vídeo (numa perspetiva construtiva) para que possa melhorar alguns aspetos como a voz, a postura corporal, entre outros.

Invista num discurso natural e espontâneo e estou certa que gradualmente a sua segurança perante os outros irá aumentar.

 

  • Postura Corporal

Para melhorar a sua presença e exposição em público, evite cruzar os braços, mantenha o contato visual com o público, sorria e seja natural. Desfrute da experiência.

 

  • Observe o seu corpo

Quando se apercebe dos sintomas como a voz trémula e o coração palpitante, procure expirar e inspirar suavemente. Tome consciência de como os sintomas estão a expressar-se no seu corpo. Ao mesmo tempo, irão surgir pensamentos, que são desadaptativos e que prejudicam o seu bem estar.

 

Como: “eu não sei falar em público”; “eu vou parecer uma tola”; “vão ficar todos a olhar para mim”, experimente trocar estes pensamentos por outros mais adaptativos como, por exemplo “eu vou aprender a falar melhor e progredir com esta experiência”; “vou focar em transmitir a minha mensagem e não a mim mesma”; e “que bela oportunidade que tenho de apresentar as minhas ideias diante estas pessoas”.

É natural que o medo não desapareça completamente, o treino exige foco e dedicação, mas depois de conhecer o seu medo, é capaz de reduzir o impacto negativo que tem na sua vida. E assim, o medo deixa de dominar e poderá prosseguir com as suas conquistas.

Devo, no entanto salvaguardar, que as dicas que partilho têm uma perspetiva generalista, cada pessoa é um ser individual com as suas características e experiências, se mesmo com o treino das minhas sugestões o mau estar continua, sugiro a procura de um psicólogo/a que a possa auxiliar a promover e desenvolver esta competência, com um plano específico para a sua condição.

 

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.