O ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, em nota enviada à nossa redação, informa que as Área Dedicada a Doentes Respiratórios (ADR-C) do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, passam a funcionar como serviço complementar prestado pelas Unidades de Saúde e do Serviço de Atendimento Prolongado.
Neste sentido os utentes com sintomas compatíveis com a covid-19, como: Febre, Tosse; Dificuldade Respiratória, devem previamente contactar telefonicamente, nos seguintes termos:
- De Segunda a Sexta-feira – deverá contactar telefonicamente a Unidade de Saúde onde se encontra inscrito. Em caso de necessidade de deslocação presencial, deve informar, no imediato, no balcão de atendimento, a existências de sintomas compatíveis com infeção por covid-19;
- Aos Sábados, Domingos e Feriados – deverá contactar telefonicamente o Serviço de Atendimento Prolongado de Paços de Ferreira, através do contacto destinado a esta tipologia de atendimento, n.º 969340980, ou caso necessite de deslocação presencial, deve informar, no imediato, no balcão de atendimento, a existências de sintomas compatíveis com infeção por covid-19.
O contacto de telefone fixo deverá ser reservado para pedidos de consulta aberta, consulta do dia, situações agudas de saúde e Situações enquadráveis em atendimento complementar a utentes com sintomas respiratórios (Área Dedicada a Respiratórios ADR-C).
– Sempre que possível deverá ser utilizado o contacto de correio eletrónico (e-mail) para toda e qualquer situação que o utente necessite de resolver com a sua Unidade de Saúde, devendo, sempre, colocar um contacto do próprio ou terceiro autorizado a resolver a situação exposta em seu nome, assim como acrescentar informação de identificação (nome e Número de utente do SNS) e especificar qual o motivo do contacto do utente.
– Quando não for de todo possível a utilização do correio eletrónico (e-mail) ou caso o assunto não possa ser exposto/tratado por essa via, poderá ser utilizado o contacto de telemóvel disponibilizado pela Unidade de Saúde.
“Esta alteração de horário encontra-se alinhada com as orientações de retoma gradual da atividade nas Unidades Funcionais, estando sujeita a revisões, caso o panorama epidemiológico sofra alterações”, lê-se na nota do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte.