O Teatro Fonseca Moreira celebra hoje 100 anos. Teve a sua inauguração oficial no dia 20 de novembro de 1921. Na noite de 19 subiu a palco a peça “O Feitiço contra o feiticeiro”, da lavra do seu fundador. Já a noite do dia 20 preencheu-se com a subida a palco da “Morgadinha de Valflor” de Pinheiro Chagas.
Para comemorar o centenário do Teatro Fonseca Moreira, o Município de Felgueiras, em parceria com a ACLEM, tem preparada uma programação que decorrerá ao longo de todo o ano, dirigida a diferentes públicos. Espetáculos de música, conferências, encenação de peças de teatro e workshops pedagógicos decorrerão, de forma descentralizada, durante o próximo ano, culminando a 20 de novembro de 2022.
O primeiro espetáculo destas comemorações realiza-se hoje, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. É um concerto protagonizado pelo “Ensemble Fonseca Moreira”, recentemente criado pelo Conservatório de Música de Felgueiras, no âmbito do centenário do teatro.
As comemorações visam evocar o fundador, António José da Fonseca Moreira, e enaltecer o edifício que teve e tem tido um papel preponderante no desenvolvimento cultural do Concelho.
A celebração deste centenário foi preparada com o objetivo de aproximar a comunidade à oferta cultural municipal e afirmar a importância deste património material tão identitário para o concelho de Felgueiras. Nessa perspetiva convidamos todos quantos se queiram associar a participar nas atividades propostas.