Tâmega e Sousa responde ao desafio das Alterações Climáticas

CIM do Tâmega e Sousa apresenta Plano de Adaptação às Alterações Climáticas na região. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza estará presente no evento.
Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), atenta às prementes vulnerabilidades climáticas, desenvolveu um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC do Tâmega e Sousa).

Trata-se de uma estratégia transversal, seguindo as orientações e objetivos da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, que visa desenvolver e aprofundar conhecimento sobre esta temática, quais os principais impactos na região e quais as medidas de adaptação mais apropriadas.

A apresentação pública do PIAAC do Tâmega e Sousa decorrerá esta sexta-feira, dia 20, às 14h00, no Museu Municipal de Penafiel, e contará com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Para a elaboração do PIAAC do Tâmega e Sousa foi criada uma equipa de trabalho multidisciplinar, constituída pelo IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pela Universidade do Minho e pelo Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente (ICETA/CIBIO) da Universidade do Porto, à qual caberá a apresentação deste Plano, no qual se identificam as vulnerabilidades climáticas atuais e futuras, bem como as melhores ferramentas de adaptação às mesmas.

A sessão contará ainda com um painel de debate sobre os desafios das regiões face às alterações climáticas que se perspetivam, que contará com a intervenção de especialistas da academia e de entidades da administração central.

De referir que o PIAAC do Tâmega e Sousa foi selecionado para ser apresentado na Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas – a ECCA – European Climate Change Adaptation Conference –, que decorreu este ano em Lisboa, no passado mês de maio.

Sendo a ECCA um fórum internacional de apresentação e discussão de trabalhos de investigação no âmbito das alterações climáticas e correspondentes medidas de adaptação em diversos setores, a seleção do PIAAC do Tâmega e Sousa é representativa do rigor científico e do caráter inovador deste plano, apresentado como um bom exemplo de extensão, investigação e suporte à definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas à escala regional.

Por outro lado, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), firmado pela CIM do Tâmega e Sousa com a Comissão Diretiva do Norte 2020, do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, definiu, numa das suas prioridades de investimento, a concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas. É nesta prioridade que se inscreve o PIAAC do Tâmega e Sousa, um projeto cofinanciado pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.