Subida do salário mínimo pode levar 100 mil trabalhadores para o desemprego

Felgueiras poderá ser um dos concelhos mais afetados. Relatório do Fórum para a Competitividade mostra especial preocupação com o sector transacionável, onde se inclui o calçado.
trabalhadores

O Fórum para a Competitividade afirma que o sector transacionável, onde se inclui a indústria do calçado, “não tem hipótese de repercutir o aumento de custos em preços superiores”, pelo que “é essencial criar condições para uma efetiva subida da produtividade, única forma de dar sustentabilidade a uma subida do salário mínimo e do salário médio”.

Novas subidas extraordinárias do salário mínimo, sem medidas significativas de aumento da produtividade, podem “traduzir-se em aumentos substanciais do número de desempregados (entre 50 mil e 100 mil) e da taxa de desemprego (entre um e dois pontos percentuais)”. Não aumentando a produtividade, “haverá destruição do emprego”, afirma o Fórum para a Competitividade na sua última Nota de Conjuntura.

Estre os com o aumento do salário mínimo, o Fórum para a Competitividade destaca uma “forte diminuição de margem das empresas, insolvência de empresas, diminuição do emprego e diminuição das exportações”.

“Entre 2015 e 2019, o salário mínimo foi aumentado 14% em termos reais (19% em termos nominais) quando a produtividade só aumentou 1,7%, uma variação totalmente desproporcionada. Mesmo assim, estes aumentos não se traduziram em aumento do desemprego, por duas razões: porque a conjuntura externa era excecional; e porque o congelamento anterior desta remuneração tinha criado alguma folga nas empresas”, refere a Nota de Conjuntura de novembro. Contudo, ambas as condições deixaram de se verificar. A conjuntura internacional está em “clara deterioração, quer devido ao final do ciclo económico, quer a perturbações como a guerra comercial, o Brexit, entre outras”.

O setor do calçado apresenta um risco elevado. Este setor tem apresentado uma evolução negativa nas exportações de -5,6%, destacando-se um aumento de insolvências de 16% no calçado.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.