O site da Câmara Municipal de Felgueiras foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na madrugada de hoje, 1 de abril, devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações.
Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Câmara Municipal agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços.
Segundo conseguimos apurar, o motivo deste ataque está relacionado com o Festival do Pão de Ló. Os Doçariums, um grupo de hackers do Algarve, conhecidos por serem fãs da doçaria tradicional, terão solicitado o adiamento do Festival do Pão de Ló. O grupo argumentou que a escalada dos preços dos combustíveis tornou os custos da viagem do Algarve para Felgueiras incomportáveis, impossibilitando assim a sua presença no Festival. A resposta negativa da autarquia terá levado a este ataque informático.
A recuperação do website irá acontecer progressivamente ao longo desta sexta-feira, sendo que, a investigação aprofundada do ato se irá prolongar por tempo indeterminado, e com o envolvimento das autoridades competentes.
Até ao momento não há quaisquer indícios de que quaisquer dados do Festival do Pão de Ló tenham sido acedidos e/ou comprometidos.
Ahh… hoje é o dia das mentiras. Já pregou uma partida marota a alguém?