Em Sendim, na Estrada Nacional 207, na Rua Nicolau Coelho, o cenário que encontramos é lixo. Lixo, lixo e mais lixo. Parece quase um aterro em plena via pública.
Trata-se principalmente lixo industrial. Segundo relatos que obtivemos junto de pessoas que trabalham nas imediações deste local, esta situação aqui tem sido uma constante nas últimas semanas, especialmente depois do encerramento do aterro de Lustosa. Recorde-se que após o encerramento do aterro de Sendim, em 2018, o aterro de Lustosa, em Lousada, passou a ser o principal local onde os resíduos da indústria do calçado de Felgueiras eram depositados.
Não podemos fechar os olhos a esta situação que estamos aqui a ver. É importante, e com urgência, encontrar uma solução para este problema ambiental dos resíduos industriais.
Estes resíduos indústrias, que pela nossa legislação, principalmente pelas questões ambientais, de proteção do meio ambiente e até da saúde de todos nós, deveriam ser devidamente tratados, encaminhados para aterros ou para inceneração, estão a ser depositados em plena via pública.
Segundo relatos que os leitores do Felgueiras Magazine nos têm feito chegar, há mais locais em Felgueiras, na via pública, que têm sido utilizados para depositar lixo industrial. São locais semelhantes a este, locais relativamente isolados.