O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Amarante, entre os dias 9 e 17 de dezembro, deteve seis homens, com idades compreendidas entre os 27 e os 60 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Felgueiras e Amarante.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há dois anos, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que culminaram no cumprimento de seis mandados de detenção, nove buscas domiciliárias, uma busca em estabelecimento de restauração e bebidas, uma busca num stand de venda de veículos automóveis e doze buscas em veículos.
A ação culminou na detenção dos suspeitos e na apreensão do seguinte material:
- 720 doses de cocaína;
- 60 doses de haxixe;
- Nove doses de MDMA;
- Três doses de canábis;
- Uma arma de fogo;
- 79 munições;
- 13 telemóveis;
- Três balanças de precisão;
- Diverso material de embalamento e acondicionamento do produto estupefaciente;
- 16 maços de tabaco sem estampilha;
- Uma viatura;
- 5 860 euros em numerário.
Dois dos detidos foram presentes, no dia 10 de dezembro, no Tribunal Judicial de Penafiel, para aplicação das medidas de coação, tendo sido aplicada a um dos detidos a medida de apresentações semanais no posto policial da sua área de residência e, ao outro, a medida de coação de prisão preventiva.
Os restantes quatro detidos foram presentes, no dia 18 de dezembro, no Tribunal Judicial de Penafiel, tendo-lhes sido igualmente aplicada a medida de coação de prisão preventiva.