Catarina Meireles
Psicóloga
A mente tem como função principal – a sobrevivência, essa função é intrínseca e automática a todos nós e tem como objetivo a proteção constante. Por exemplo, qual é a sua reação quando toca no espinho de uma rosa? Automaticamente, como um impulso – a sua mão afasta-se, reação protetiva da responsabilidade da mente. Uma das várias razões pela qual devemos cuidar tão bem dela.
A mente está em constante atualização, como se de um “antivírus se tratasse”, fazendo julgamentos sobre o que é seguro e sobre o que não é. A sua necessidade de proteção, sempre presume o pior, fazendo de tudo para chegar à certeza. A mente está automatizada a superestimar a ameaça e a subestimar a sua capacidade de lidar com ela – tudo pelo bem maior que é a sobrevivência.
Não acham incrível a capacidade da mente humana? Ou pensava que acontecia apenas consigo?
Hoje, mais que nunca, é importante treinar e reforçar a capacidade de lidar com a incerteza do amanhã, para que o hoje possa ser vívido plenamente. Para isso, partilho consigo 3 sugestões que possam ajudar a lidar com a incerteza e reduzir a ansiedade face ao futuro.
- Pratique a aceitação. Não é de hoje que lida com a incerteza e a dúvida. Nunca temos a certeza se a mudança de emprego vai correr bem; se a relação amorosa será para sempre; nem sabemos o que vai acontecer amanhã. As incertezas fazem parte da vida, naturalmente nos deixam mais ansiosos, mas não podem impedir de continuar. Faça o seu planeamento, defina os seus objetivos e mantenha a sua capacidade de foco, mas saiba que a imprevisibilidade da vida estará sempre presente.
- Pratique a atenção plena/mindfulness. Desenvolva a consciência ativa e intencional, pode exercitar esta capacidade na sua rotina diária – como por exemplo faça um minuto de meditação: feche os olhos e inspire e expire lentamente. Concentre a sua atenção no seu diafragma subindo e descendo. Ao longo do exercício vão surgir pensamentos/preocupações reconheça-os e volte a focar a sua atenção na respiração. A prática da atenção plena, permite gerir os seus pensamentos e emoções de forma ajustada e focar a sua atenção no momento presente. Desfrute!
- Permita-se viver a incerteza. Quantos acontecimentos acorreram de forma imprevisível e foram o ponto fulcral na sua vida? Quantos imprevistos e incertezas ultrapassou, e percebeu que fizeram parte do seu sucesso? Quantos obstáculos se revelaram um desafio, que fizeram de si a pessoa que é hoje? A incerteza faz parte da vida, e várias vezes cruzou o seu caminho, lembre-se que as ferramentas estão dentro de si.
Nem sempre sabemos o porquê, como e o quando das coisas, mas podemos reformular perspetivas e reconhecer vantagens inesperadas, praticando a gratidão pelo que temos e construímos.
O que surgir amanhã pode não ser fácil — ou pode até surpreender de uma forma que não imaginávamos. O que é certo é que virá e quando chegar, estamos aqui para viver intensamente e passar para outro amanhã cheio de infinitas possibilidades.
Na incerteza do amanhã, escolha o hoje para ser feliz.
Cuide de si com amor,
Catarina Meireles