fbpx

Se acha que a incerteza é assustadora, não está sozinha/o. A incerteza causa bastante ansiedade e angústia. Se a incerteza é a única certeza da vida, porque será que é tão difícil de lidar?

away-4610699_640

A mente tem como função principal – a sobrevivência, essa função é intrínseca e automática a todos nós e tem como objetivo a proteção constante. Por exemplo, qual é a sua reação quando toca no espinho de uma rosa? Automaticamente, como um impulso – a sua mão afasta-se, reação protetiva da responsabilidade da mente.  Uma das várias razões pela qual devemos cuidar tão bem dela.

A mente está em constante atualização, como se de um “antivírus se tratasse”, fazendo julgamentos sobre o que é seguro e sobre o que não é. A sua necessidade de proteção, sempre presume o pior, fazendo de tudo para chegar à certeza. A mente está automatizada a superestimar a ameaça e a subestimar a sua capacidade de lidar com ela – tudo pelo bem maior que é a sobrevivência.

Se acha que a incerteza é assustadora, não está sozinha

Não acham incrível a capacidade da mente humana? Ou pensava que acontecia apenas consigo?

Hoje, mais que nunca, é importante treinar e reforçar a capacidade de lidar com a incerteza do amanhã, para que o hoje possa ser vívido plenamente. Para isso, partilho consigo 3 sugestões que possam ajudar a lidar com a incerteza e reduzir a ansiedade face ao futuro. 

  • Pratique a aceitação. Não é de hoje que lida com a incerteza e a dúvida. Nunca temos a certeza se a mudança de emprego vai correr bem; se a relação amorosa será para sempre; nem sabemos o que vai acontecer amanhã. As incertezas fazem parte da vida, naturalmente nos deixam mais ansiosos, mas não podem impedir de continuar. Faça o seu planeamento, defina os seus objetivos e mantenha a sua capacidade de foco, mas saiba que a imprevisibilidade da vida estará sempre presente.
  • Pratique a atenção plena/mindfulness. Desenvolva a consciência ativa e intencional, pode exercitar esta capacidade na sua rotina diária – como por exemplo faça um minuto de meditação: feche os olhos e inspire e expire lentamente. Concentre a sua atenção no seu diafragma subindo e descendo. Ao longo do exercício vão surgir pensamentos/preocupações reconheça-os e volte a focar a sua atenção na respiração. A prática da atenção plena, permite gerir os seus pensamentos e emoções de forma ajustada e focar a sua atenção no momento presente. Desfrute!
  • Permita-se viver a incerteza. Quantos acontecimentos acorreram de forma imprevisível e foram o ponto fulcral na sua vida? Quantos imprevistos e incertezas ultrapassou, e percebeu que fizeram parte do seu sucesso? Quantos obstáculos se revelaram um desafio, que fizeram de si a pessoa que é hoje? A incerteza faz parte da vida, e várias vezes cruzou o seu caminho, lembre-se que as ferramentas estão dentro de si.

Nem sempre sabemos o porquê, como e o quando das coisas, mas podemos reformular perspetivas e reconhecer vantagens inesperadas, praticando a gratidão pelo que temos e construímos.

O que surgir amanhã pode não ser fácil — ou pode até surpreender de uma forma que não imaginávamos. O que é certo é que virá e quando chegar, estamos aqui para viver intensamente e passar para outro amanhã cheio de infinitas possibilidades.

 

Na incerteza do amanhã, escolha o hoje para ser feliz.

Cuide de si com amor,

Catarina Meireles

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub