Apesar da pandemia, está marcada para os dias 20 a 23 de setembro mais uma edição da MICAM Milano, em Milão, Itália, a mais importante feira internacional do setor do calçado.
“A maior feira de calçado do mundo mantém a ligação entre fabricantes e compradores. Num momento como este, em que há muita incerteza, a MICAM tem um papel fundamental para retomar os negócios e permitir a internacionalização das empresas que sempre participaram do evento”, afirma Siro Badon, presidente da Micam e da Assocalzaturifici, em comunicado.
A comitiva portuguesa será a mais pequena nos últimos anos. São 32 as empresas que estarão presentes. Como comparação, na última edição da Micam, em fevereiro deste ano, estiveram presentes 69 empresas. De Felgueiras, apenas 11 empresas marcarão presença no evento, metade das que estiveram presentes na edição anterior.
A pandemia está a afastar os compradores da Micam. “Contactamos os nossos clientes, e quase todos nos disseram que não iam estar presentes na Micam”, disse um empresário do setor do calçado ao Felgueiras Magazine, afirmando também que “a presença na feira implica um investimento muito grande e, este ano, prevemos que o retorno seja muito reduzido”.
As empresas contactadas pelo Felgueiras Magazine não estão muito otimistas com o retorno, ao nível novas encomendas e novos contactos, de uma presença nesta edição na Micam. Para outras empresas, a estratégia de branding e posicionamento no mercado, justifica, por si só, a presença na Micam.
A Micam terá uma plataforma digital
A nova edição da Micam terá uma plataforma digital. A MICAM Milano Digital Show nasceu com o objetivo de completar a tradicional oferta da MICAM. Este novo formato digital foi pensado para aumentar as oportunidades comerciais. É uma plataforma digital concebida para proporcionar ao expositor mais oportunidades de negócio, graças à sua integração com modernas ferramentas de marketing digital e gestão de clientes. A Micam Milano Digital Show será desenvolvida pela NuOrder e oferece suporte online para as iniciativas comerciais e promocionais das empresas participantes.
“Estamo-nos a concentrar principalmente na MICAM Milano e na aceleração de seus canais b2b digitais, que apoiam as empresas na mudança em direção a uma gestão mais eficiente da sua carteira de clientes, ao mesmo tempo em que ampliam seus horizontes para adquirir novos clientes em todo o mundo. É por isso que nós, com o nosso parceiro NuORDER, criamos o MICAM Milano Digital Show”, disse Siro Badon, presidente da Micam e da Assocalzaturifici, em comunicado.