Felgueiras está pronta para receber as Festas de São Pedro de 27 a 29 de junho com um programa variado, pensado para todas as idades e gostos. O evento promete atrair milhares de visitantes ao concelho, que terá animação garantida no coração da cidade.
O programa das Festas de S. Pedro tem vários e pontos altos. Nininho Vaz Maia, Calema e João Pedro Pais vão trazer ao centro da cidade momentos de animação.
No primeiro dia, sexta-feira, 27 de junho, o destaque vai para a atuação do artista Nininho Vaz Maia, pelas 23h00, na Avenida Dr. Leonardo Coimbra. Antes disso, o programa abre oficialmente às 20h00 com a receção às bandas de música de Felgueiras e da Lixa nos Paços do Concelho, seguida de concerto pelas mesmas bandas na Praça Vasco da Gama às 21h00. A noite termina com a animação musical a cargo de DJs.
O sábado, dia 28, começa dedicado aos mais novos com o Pedrocas Kids Fest, que acontece na Avenida Dr. Leonardo Coimbra em dois momentos: às 10h00 e às 14h30. Ao cair da noite, pelas 21h00, o estádio municipal Dr. Machado de Matos recebe as tradicionais marchas populares, um espetáculo cheio de cor e tradição. A animação musical continua pela madrugada dentro com o muito aguardado concerto dos Calema às 00h30, logo após um espetacular fogo piromusical à meia-noite. A festa prolonga-se novamente com DJ’s.
O domingo, 29 de junho, é marcado por momentos de devoção, destacando-se o tradicional Cortejo das Flores, um dos pontos altos das celebrações. Milhares de participantes, com cestos floridos à cabeça, sobem até ao monte de Santa Quitéria, cumprindo um dos rituais mais belos e simbólicos destas festas, às 09h30. Antes disso, pelas 09h00, realiza-se a Missa Solene no Santuário de Santa Quitéria.
À tarde, destaque para a participação das bandas de música do concelho e para o festival de folclore, que decorrerá na Alameda de Santa Quitéria a partir das 14h30. As celebrações religiosas continuam com a solene procissão às 16h30.
Para fechar as festividades em grande, o palco principal na Avenida Dr. Leonardo Coimbra recebe dois grandes concertos: Rubeans, às 21h00, e João Pedro Pais, um dos mais reconhecidos artistas nacionais, às 22h00.
