O marketing em áudio revolucionou o mercado digital, isso porque o comportamento do consumidor, que está em constante mudança, exige que as empresas adotem novas estratégias de marketing que sejam relevantes para o seu comportamento, como a criação de podcast.
Se ontem ler um artigo de blog de cinco minutos era muito mais acessível do que ler uma revista física, hoje, ouvir o mesmo conteúdo em formato de áudio é muito mais prático do que ler.
E isso porque, atualmente, estamos em um cenário em que o consumo está totalmente ligado à tecnologia, à acessibilidade e à praticidade. Por isso, o podcast surge como uma opção que garante ao ouvinte uma conexão com todos esses pontos.
O que são podcasts?
Podcasts são uma série de episódios de áudio gravados e transmitidos online. Eles podem ser gravados em diferentes formatos, sendo os mais comuns entrevistas entre o convidado e o apresentador e gravações individuais em que o(s) apresentador(es) comenta(m) sobre um tópico específico.
Seja qual for o formato de apresentação, esses programas precisam necessariamente de um tópico e de alguém para apresentar (geralmente chamados de apresentadores).
Curiosamente, a palavra podcast é o resultado da união das palavras iPod, referente ao fato de esse conteúdo ser portátil, e broadcast, referente ao fato de sua transmissão seguir o mesmo modelo das transmissões de rádio.
E, embora estejam disponíveis online, uma de suas características fundamentais é a possibilidade de fazer download dos episódios para ouvi-los mesmo offline.
Por que fazer um podcast?
As empresas que adotam estratégias de marketing digital estão sempre se atualizando sobre como se adaptar ao comportamento, aos objetivos e às necessidades de suas buyer personas. É por isso que desenvolvemos inúmeros tipos de conteúdo que atendem a esses critérios.
No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas ouvem podcasts de áudio. Esse fato aponta para uma realidade que direciona os produtores de conteúdo para essa nova oportunidade de mercado.
O aumento da audiência de podcasts, bem como os investimentos na área e o surgimento de plataformas que hospedam e distribuem esse tipo de conteúdo, podem ser considerados excelentes indicadores para iniciar uma estratégia de podcast.
No entanto, é sempre importante avaliar as necessidades de sua buyer persona, os objetivos de seu negócio e também se você tem a estrutura necessária para a produção de áudios de qualidade.
Quais são os tipos de podcasts?
Os formatos de podcast são diversos e cada um tem objetivos diferentes, mas quais são eles? Bem, vamos conhecer alguns desses formatos:
Entrevista
Nesse formato, em cada episódio, um entrevistado diferente é convidado e os tópicos podem ser variados. Uma das vantagens dos podcasts de entrevista é que o episódio não atinge apenas a sua rede, mas também a rede da pessoa que está sendo entrevistada.
Informativo
Nesse formato, a ideia é transmitir alguma informação ao ouvinte. Se os podcasts em si já lembram muito os programas de rádio, esse formato está ainda mais próximo e lembra muito a mídia em que ouvíamos (ou ainda ouvimos) as notícias nas redes AM/FM.
Painel
Esse tipo de podcast é muito interessante, mas, no caso de ser gravado de forma amadora, pode ser confuso e desequilibrado. Isso ocorre porque ele é composto por um apresentador e mais de um convidado.
Individual
Tecnicamente é muito mais simples, mas você precisa estar consciente de si, ser agradável e efusivo antes de optar por gravar esse tipo de formato. Isso ocorre porque será apenas o apresentador e o microfone, portanto, parte da dinâmica, como a encontrada em uma entrevista, é perdida.
Já tem a informação base para poder começar a saber mais sobre o mundo dos podcasts, procure de diversas áreas para dar uma ideia mais abrangente.