Autora: Patrícia Covita
Mestre em Economia
Sair de casa para despejar o lixo é algo que faz parte da nossa rotina diária. No entanto raramente pensamos na quantidade de lixo que cada um de nós despeja todos os dias.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) fez recentemente as contas para o ano de 2018 apurando que cada felgueirense produziu em média 430kg de resíduos urbanos o que corresponde a 1,17kg de lixo por dia.
Em termos regionais somos o concelho do Tâmega e Sousa que mais lixo produz. Paços de Ferreira e Lousada partilham a segunda posição desde indicador para a região do Tâmega e Sousa com uma produção anual média por habitante de 413kg de resíduos urbanos. Juntando a região do Ave só Guimarães nos ultrapassa com uma média anual de 444kg por habitante.
Apesar de liderarmos o ranking regional em termos nacionais estamos muito abaixo da média registada. A nível nacional cada português produz em média 508kg de resíduos urbanos por ano, o que corresponde a 1,39kg por dia. A região nacional mais poluente é o Algarve com uma média anual de 923kg por habitante.
Segundo o INE os felgueirenses têm aumentado gradualmente os resíduos urbanos. Em 2017 cada felgueirense gerava em média anualmente 413kg de resíduos urbanos; em 2016 eram 409kg; em 2015 eram 400kg; e em 2014 eram 394kg.
Portugal e Felgueiras tem um problema sério de excesso de lixo produzido. A quantidade de desperdício que cada um de nós produz tem vindo a aumentar e a maior parte dele vai parar aos aterros em vez de ser reciclado. Segundo o INE, em 2018, 95,1% dos resíduos urbanos recolhidos em Felgueiras foram depositados em aterro, quando muitos destes resíduos poderiam ser objeto de reciclagem!
Ajude o ambiente e comece em 2020 a Reciclar, Repensar, Reutilizar, Recusar e Reduzir!