Autora: Ana Margarina Ferreira
Engenheira do Ambiente
A palavra “sustentabilidade” é utilizada em muitos contextos, tendo a sua utilização atingido alguma saturação. Mas sabemos realmente aquilo que significa?
Este termo apenas foi propagado em 1992 quando a ONU criou a “Agenda 21”, um programa detalhado direcionado para os governos de todo o mundo com vista a promover a proteção e renovação dos recursos naturais.
Inicialmente, o conceito de “sustentabilidade” apenas estava relacionado com o uso racional dos recursos. No entanto, com a massificação deste termo, percebeu-se que este conceito era redutor.
Atualmente, este princípio pode aplicar-se a um empreendimento, atividade, empresa, país ou mesmo ao planeta. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, este tem de ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
Sustentabilidade não é apenas o uso regrado de recursos mas sim uma condição de um processo que permite o desenvolvimento das gerações presentes, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.