O Movimento Anti Lítio – Seixoso está a organizar uma nova manifestação contra a prospeção e exploração do lítio no concelho de Felgueiras. O protesto está agendado para sábado, dia 2 de abril, pelas 15h, em frente à Câmara Municipal.
Nas redes sociais o Movimento apela: “vamos sair à rua ou vamos ficar a ver o BigBrother? Bloqueios de estradas e confrontos entre civis por causa da extração de lítio na Sérvia. O povo saiu à rua e ganhou!”.
O grupo de manifestação “Movimento Anti-Lítio – Seixoso” foi criado em fevereiro, e conta atualmente com cerca de 6 mil membros nas suas redes sociais.
Recorde-se que a estratégia de exploração do lítio em Portugal tem sido fortemente criticada por motivos ambientais e sociais, mas também pelas dúvidas em relação à viabilidade económica. Consequentemente, a população local tem demonstrado o seu desacordo relativamente a esta decisão, realizando diversas manifestações, e inclusivamente escrevendo cartas abertas ao presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, ao ministro do Ambiente e da Transição Energética Matos Fernandes, ao secretário de Estado Adjunto e da Energia João Galamba, e ainda ao presidente da República.