fbpx

Rui Rio quer empregos “com melhores salários”

O presidente do PSD esteve em Felgueiras, onde visitou uma fábrica de calçado. Empresários do setor manifestaram a Rui Rio preocupações com a falta de mão de obra, a elevada carga fiscal associada às empresas e aos seus trabalhadores e também o aumento dos custos das matérias-primas.
Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, visitou hoje, dia 16 de novembro, a fábrica de calçado Calçado SAMBA , em Felgueiras, com o intuito de conhecer melhor a realidade e os problemas da indústria do calçado.

No final da visita, Rui Rio mostrou-se preocupado com a economia e com o emprego, afirmando que Portugal deve conseguir “mais empregos, mas também os melhores empregos, quer dizer, mais bem pagos e com melhores salários. Hoje, a visita que eu faço é ao sector, que é dos sectores que mais evoluiu em Portugal nos últimos anos, que é o sector do calçado. Ainda sim, apesar dessa evolução, tem problemas que são transversais à economia como um todo”.

“A questão da carga fiscal, temos estado sempre a falar nisso, seja a carga fiscal diretamente sobre as empresas, seja sobre as pessoas, porque a carga fiscal sobre as pessoas, acaba por reduzir, naturalmente, o salário líquido, acaba por trazer pior salário para as pessoas. Portanto, um dos esforços que temos de fazer, é justamente a redução da carga fiscal, sobre as empresas, sobre as pessoas”, declarou o Presidente do PSD.

Quanto aos problemas de mão de obra, enfrentados por diversos setores, incluindo o do calçado, Rui Rio assegura que a culpa “deve-se a um problema que Portugal tem de natalidade. Naturalmente, depois há poucas pessoas a entrar no mercado de trabalho passado vinte, vinte e tal anos” e que “esse problema tem de ser resolvido com políticas de natalidade a longo prazo, não se resolve no espaço de 5 ou 6 anos. Temos é de ser consistentes”.

O presidente culpa ainda “muitas pessoas que estão acomodadas nos apoios sociais, e depois não querem vir trabalhar”, sustentando que “o Estado aí tem de ser rigoroso, ter uma fiscalização rigorosa”, pois “os apoios sociais são para quem precisa, e não para quem não quer trabalhar”.

Rui Rio aponta também o dedo para a “falta de planeamento da formação profissional”, alegando que “faz-se muita formação profissional, mas que não é a formação profissional, adequada às necessidades da economia, e às necessidades da economia, variaram de região para região”, referindo que uma das soluções passaria por “a formação profissional tem de ter, outra qualidade, outra adesão à realidade, para que assim se consiga formar as pessoas que ainda vamos tendo, já que disse também que temos falta de mão de obra”.

Já Rui Oliveira, diretor da Samba, disse ao Felgueiras Magazine que a empresa e os empresários presentes na visita manifestaram ao presidente do PSD as suas preocupações e os desafios que a indústria do calçado enfrenta atualmente. “Denotamos vontade de apoiar a indústria, valorizar o papel das Pequenas e Médias Empresas e, acima de tudo, de valorizar os trabalhadores. Para nós é fundamental que se olhe para esta indústria como um todo. Manifestamos preocupação perante o aumento generalizado dos custos das matérias-primas, a falta de mão de obra especializada e a elevada carga fiscal associada às empresas e aos seus trabalhadores”, sublinhou Rui Oliveira.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub