A Rota do Românico continua a sua aposta no mercado externo e volta a marcar presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que vai ter lugar no Parque IFEMA – Feria de Madrid, em Espanha, de 22 a 26 de janeiro.
Considerada uma referência internacional no setor do turismo, a participação nesta 40ª edição da FITUR constitui mais uma oportunidade para a Rota do Românico se promover junto dos operadores turísticos estrangeiros e encontrar parceiros especializados na área do touring cultural, capazes de inserir o produto “Rota do Românico” nos circuitos comerciais internacionais.
O espaço expositivo da Rota do Românico está integrado no pavilhão do Turismo de Portugal, I.P., e pode ser visitado no Pavilhão 4, Stand 4D02, nº 4.
Na edição de 2019 da FITUR foi batido o recorde de participação com 10.487 expositores de 165 países/regiões, 142.642 participantes profissionais e 110.848 visitantes de público geral.
A participação da Rota do Românico na FITUR 2020 enquadra-se no projeto “EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região”, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.