A Rota do Românico distinguiu mais 66 unidades turísticas com o seu “Selo de Qualidade”.
Nesta quarta fase de atribuição daquele reconhecimento de mérito, cujo período de candidaturas decorreu entre 10 de julho e 31 de agosto, foram certificadas 20 unidades de alojamento, 30 restaurantes e 16 produtores/comerciantes de produtos locais, como vinho, doçaria e artesanato.
Na distribuição territorial pelos 12 municípios abrangidos pela Rota do Românico, destaque para os 16 “Selos de Qualidade” atribuídos a Felgueiras. No total, o concelho de Felgueiras conta com 34 empresas distinguidas.
O “Selo de Qualidade” insere-se no âmbito do Sistema de Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico, destinado à promoção de um patamar de qualidade uniforme dos produtos e serviços prestados aos turistas e visitantes da região.
O citado Sistema tem como objetivo concorrer não só para a criação de uma imagem de prestígio e de qualidade do produto e serviço em si, mas também para a melhoria da oferta turística do território da Rota do Românico, aumentando a sua atratividade e visibilidade, e reforçar a cooperação entre os agentes económicos e institucionais, locais e regionais.
A Rota do Românico atribuiu, até ao momento, 191 “Selos de Qualidade”, em quatro fases de candidaturas. Em 2016, foram entregues os primeiros 84 “Selos”, em dois eventos distintos: o primeiro teve lugar no Mosteiro de Ancede, em Baião, no dia 4 de abril; o segundo decorreu na velha Igreja de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, no dia 7 de dezembro. No dia 5 de dezembro de 2018, o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolheu a cerimónia de entrega de 41 “Selos de Qualidade”.
Em 2020, atendendo à situação pandémica, os 66 “Selos” não serão entregues em cerimónia pública.