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Ricardo Pinto revela a atmosfera das feiras de Milão

Ricardo Pinto, da Combocal, foi o convidado deste episódio do Podcast. Falamos da Lineapelle, da nova coleção de solas da Combocal, e do panorama atual da indústria do calçado.
podcast e44 - Ricardo Pinto da Combocal

No último episódio de “O Mais Famoso Podcast Sobre Calçado!”, fomos transportados para os corredores vibrantes da Lineapelle em Milão, graças às palavras esclarecedoras de Ricardo Pinto, responsável da Combocal, uma das empresas que expôs na feira.

A Lineapelle tem tido uma afluência positiva“, revelou Ricardo Pinto, uma afirmação que não só reflete a experiência da Combocal, mas também oferece um vislumbre do pulso atual da indústria global de calçado. “No caso da Combocal, destacou-se mais pela qualidade, não pela quantidade de contactos. Relativamente ao humor dos visitantes, nota-se uma ligeira apreensão“, admitiu Ricardo, uma observação que lança luz sobre a atmosfera carregada que permeou os corredores da feira.

É natural, resultante da conjuntura atual existente no setor do calçado, no setor económico“, continuou. Ainda assim, em meio à apreensão, um sentimento de otimismo e resiliência prevalece. “Sendo este o último dia de feira, só nos resta estar contentes com a edição e sermos positivos.”

A esperança, um sentimento tangível e palpável, é encapsulada nas cores da Combocal. “Tal como está presente nas nossas cores da empresa, o verde, só nos resta ter esperança e enfrentar os desafios que se avizinham“, afirmou Ricardo Pinto.

Os desafios, embora presentes, não ofuscam o otimismo que define a abordagem da Combocal. Cada contacto, cada interação na Lineapelle, é uma oportunidade para fortalecer relações e construir pontes. “Sobre os contactos com compradores feitos na Lineapelle, foram bons“, partilhou Ricardo. A antecipação é palpável, uma energia que se estende além dos limites da feira e se infiltra nas expectativas da Combocal para o futuro. “Só conseguiremos ver os frutos desta feira em encomendas pouco mais à frente, mas claro que estamos otimistas quanto a isso“, concluiu Ricardo.


Inovação e sustentabilidade: Combocal brilha na Lineapelle

Ricardo Pinto, desvendou ainda a nova coleção de solas da Combocal: “Nas últimas feiras já temos tido uma forte aposta na parte dos materiais naturais, tais como os biocompósitos”, partilhou, referindo-se à evolução contínua da empresa na incorporação de materiais sustentáveis. “Nesta feira apresentámos novo material, que é o Nature, composto por borracha natural e com biossílica, proveniente dos resíduos de casca de arroz.”

O Natura não é apenas um produto; é um testemunho da dedicação da Combocal à inovação sustentável. “É um material no qual conseguimos ter boa flexibilidade. E é bio-based, composto quase 100% de origem natural”, explicou Ricardo.

Mas a inovação não parou aí. A Lineapelle foi palco da revelação de outro material inovador. “Apresentámos também o nosso Ice Rubber, que é material translúcido”, disse Ricardo Pinto. Uma conquista notável, dado que “na indústria da borracha, na composição, não se consegue obter cores bastante translúcidas: têm sempre uma tonalidade amarelada.”

O “Ice Rubber tem sido também dos materiais bastante procurados e sem dúvida também foi dos sucessos da feira”, afirmou Ricardo Pinto, sublinhando o impacto positivo e a receção que o produto recebeu.

A sustentabilidade é um pilar central da filosofia da Combocal. “A grande procura dos clientes tem ido ao encontro da sustentabilidade e efetivamente todas as empresas têm de se aliar para produzir produtos mais benéficos para o ambiente”, destacou.

Estas não são apenas inovações de produto; são passos significativos na jornada contínua da Combocal e da Indústria do Calçado portuguesa para redefinir o setor de calçado, colocando a sustentabilidade no cerne de cada criação. “Para que efetivamente consigamos ter um planeta sustentável e consigamos produzir produtos mais amigos do planeta”, concluiu Ricardo Pinto.


A Resiliência da Indústria do Calçado em Tempos de Incerteza

Ricardo Pinto fez ainda uma análise sobre a atual conjuntura da indústria do calçado, marcada por desafios e incertezas. “Este ano é efetivamente pouco diferente, ao contrário dos últimos dois anos”, começou Ricardo, delineando o contraste marcante entre os anos de prosperidade anterior e o presente marcado por desafios. “Vínhamos de anos de grande e elevada produção de calçado, principalmente do nosso concelho, e ao contrário, este ano houve uma quebra de encomendas, num nível geral.”

É pouco difícil perceber o que é que poderá acontecer nos próximos tempos, pela instabilidade atual que existe a nível económico europeu. Não se consegue prever bem o que é que poderá acontecer”, admitiu Ricardo Pinto.

No entanto, em meio à incerteza, um espírito de resiliência e união prevalece. “Só nos resta continuar a batalhar com estes desafios que vão surgindo. Mais que nunca, agora é a altura de todo o sector se unir”, afirmou Ricardo, sublinhando a necessidade de solidariedade e colaboração.

A inovação emerge como um farol de esperança. “Apostar em inovação, apostar em nova tecnologia, tecnologia inovadora, de forma a criarmos cada vez mais produto de alto valor, para que de certa forma nos consigamos distinguir de outros países e de outros mercados concorrentes”, destacou Ricardo Pinto, apontando para a necessidade de um produto de excelência que se destaque globalmente.

A visão de Ricardo Pinto é marcada por uma mistura de realismo e otimismo, um reconhecimento dos desafios presentes e uma fé inabalável na capacidade da indústria de se reinventar e prosperar. “E tenhamos certamente sempre produto de excelência, que na atualidade e no mundo nunca deixará de ser produzido”, concluiu.

Assim, enquanto a indústria do calçado enfrenta um período de incerteza, a sabedoria e a visão de líderes como Ricardo Pinto iluminam o caminho adiante, um testemunho da resiliência, inovação e união que definirá o futuro do calçado em Felgueiras e além.

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