fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Calçado sustentável: a revolução verde da Segura Sic com a coleção “Lixo é Ouro”

Empresa de Felgueiras pioneira na inovação e sustentabilidade com a nova coleção de calçado.
Inovação no calçado sustentável a revolução verde da Segura Sic com a coleção Lixo é Ouro
Autor: Pedro Fonseca

Autor: Pedro Fonseca

Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt

A fábrica de calçado Segura Sic, com mais de três décadas de experiência e sediada em Felgueiras, lançou uma coleção inovadora. Nomeada “Waste is Gold” (“Lixo é Ouro”), esta coleção é um marco na jornada da empresa rumo a práticas mais sustentáveis e éticas.

A Segura Sic emprega cerca de 30 pessoas. A sua participação na feira Neonyt em Dusseldorf foi uma oportunidade para apresentar ao mundo a sua dedicação à inovação e sustentabilidade.

Foi neste sentido, que apostamos maioritariamente nessa feira na circularidade dos materiais (reciclagem e upcycling), dando a maior longevidade possível aos já existentes, diminuindo o mais possível o desperdício, assim como a compra de novos materiais,” afirmou um representante da Segura Sic.

A coleção “Lixo é Ouro” incorpora uma variedade de materiais reciclados e naturais, incluindo “pele de maçã”, “pele de uva”, linho e polyester, demonstrando o compromisso da empresa em reduzir o desperdício e promover a circularidade dos materiais. A empresa está a liderar pelo exemplo, mostrando que é possível transformar resíduos e materiais reciclados em produtos de moda elegantes e de alta qualidade.

Daí o nome da coleção: ‘Waste is Gold’, ou ‘Lixo é Ouro’, pelo facto de poder ser considerado um recurso existente na criação de algo novo, eliminando uma etapa poluente: a das novas matérias-primas, que implicam um ciclo constante de exploração do frágil e perene do meio ambiente e exploração animal” explicou a empresa.

A indústria do calçado em Portugal, que exportou aparentemente 80 milhões de pares em 2022, está a enfrentar um momento de reflexão e transformação. A consciencialização sobre o impacto ambiental da produção de calçado está a crescer, e empresas como a Segura Sic estão a tomar medidas proativas para mitigar esse impacto.

A empresa, que começou a sua jornada com a produção de calçado militar, adaptou-se e evoluiu ao longo dos anos para atender às exigências do mercado contemporâneo. A marca Steelground, sob a alçada da Segura Sic, tem sido uma força inovadora, oferecendo opções de calçado vegan e sustentável para nichos de mercado específicos.

Segura Sic Transforma Resíduos em Arte com a Coleção 'Lixo é Ouro'
Segura Sic Transforma Resíduos em Arte com a Coleção 'Lixo é Ouro'

A coleção “Lixo é Ouro” é mais do que uma linha de calçado; é uma declaração da capacidade da Segura Sic de inovar e adaptar-se, mantendo-se fiel aos princípios de sustentabilidade e ética. A empresa está não só a atender às necessidades do presente, mas também a pavimentar o caminho para um futuro mais verde e sustentável.

O mais ético, o mais correto é caminhar no sentido da sustentabilidade e pensar nas gerações vindouras, bem como naquela que é a nossa casa: o Planeta Terra. O futuro depende do que fazemos no presente, já que os recursos naturais não são infinitos,” concluiu a Segura Sic.

 

A coleção “Lixo é Ouro” é um exemplo do futuro do calçado português

A coleção da Segura Sic “Lixo é Ouro” é um marco de sustentabilidade e inovação. Incorpora materiais reciclados e sustentáveis, destacando-se como um exemplo de responsabilidade ambiental e ética na produção de calçado.

Nós, como pequena empresa, fazemos o nosso papel e levamos isso além-fronteiras. A inovação no setor do calçado passa também pela mudança de mentalidades e aceitação que nem só de pele animal vive este setor e que nos compete também a nós evoluir,” expressou a Segura Sic.

Exemplos de sustentabilidade presentes na coleção “Lixo é Ouro”:

1. Aproveitamento de Desperdícios de Couro:

A Segura Sic transforma os resíduos de couro em novos modelos de calçado, reduzindo a necessidade de novas matérias-primas e minimizando o impacto ambiental.

2. Desperdício da Indústria Alimentar:

A empresa incorpora “pele de maçã”, um material derivado dos resíduos da indústria alimentar, e cortiça, um recurso natural português, nos seus designs inovadores. Utilizam também solas de rastro de pneu, com bandas aparentemente não conformes e que seriam rejeitados pelo fabricante.

3. Linho 100% Reciclado:

A tradição portuguesa é celebrada através do uso de linho reciclado, bordado à mão com temas tradicionais das Terras de Sousa e poemas de Viana do Castelo.

4. “Napa Forest” e Ausência de Cola:

A Segura Sic introduz o “Napa Forest”, um material feito de resíduos da limpeza de florestas, e inova ao criar calçado sem o uso de colas poluentes. Esta nova coleção tem modelos “sem uma única gota de cola!”, sublinha a empresa.

5. Tecido de Estofos de Carro em Fim de Vida:

A empresa pratica o upcycling, transformando tecidos de estofos de carros em sapatilhas modernas e práticas. “De um carro com 5 lugares com os estofos em razoáveis condições, estimamos poder fabricar 25 pares de sapatilhas, sem recorrer a novos tecidos”, afirma a Segura Sic.

6. Tecidos em Fim de Coleção:

A Segura Sic cria calçado exclusivo utilizando tecidos em fim de coleção, promovendo a sustentabilidade e reduzindo o desperdício têxtil.

 

É assim possível, por baixo custo e sem grandes investimentos, recorrer a matérias-primas que nunca antes foram pensadas para o calçado,” afirmou a empresa.

Cada peça desta coleção é uma expressão de respeito pelo ambiente, marcando um passo significativo em direção a um futuro onde o calçado é não apenas esteticamente agradável, mas também eco-consciente.

Estofos de carros em fim de vida dão origem a sapatilhas amigas do ambiente
Estofos de carros em fim de vida dão origem a sapatilhas amigas do ambiente

A indústria do calçado portuguesa, reconhecida globalmente pela sua qualidade e inovação, está agora a ganhar reconhecimento internacional pela sua transição para práticas mais sustentáveis. A Segura Sic, com a sua coleção “Lixo é Ouro”, é um exemplo, provando que a sustentabilidade e a moda podem coexistir harmoniosamente.

É necessário educar a população neste sentido, para que façam escolhas conscientes: o calçado vegan e sustentável é trendy, fashion, com qualidade, é português e este é nosso,” concluiu a Segura Sic.

Esta narrativa de inovação e responsabilidade ambiental está a definir um novo curso para a indústria do calçado em Felgueiras e em todo o país, posicionando Portugal como um líder em moda sustentável no cenário mundial. A coleção “Lixo é Ouro” é mais do que uma linha de calçado; é uma manifestação da dedicação da Segura Sic e da indústria do calçado portuguesa à excelência, inovação e, acima de tudo, à preservação do nosso precioso planeta.

Felgueiras é cada vez mais um epicentro de inovação e sustentabilidade no panorama global da indústria do calçado.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub