Depois de 19 anos afastado dos campeonatos profissionais, o FC Felgueiras vive uma nova etapa com a subida à 2.ª Liga. Contudo, enquanto a atenção se volta para a equipa principal, há um problema estrutural que preocupa o clube: a falta de campos de treino para as camadas jovens. Em entrevista ao Felgueiras Magazine, o presidente do clube, Reinaldo Teixeira, aborda os desafios enfrentados pela formação e os objetivos para o futuro, incluindo o regresso de uma equipa feminina. Além disso, analisa o percurso da equipa principal na Liga Portugal 2 e deixa uma mensagem de Natal para sócios e adeptos.
Que principais desafios enfrentam no dia a dia os escalões de formação?
O principal desafio é a falta de espaços para os treinos. As estruturas existentes são insuficientes para a quantidade de jovens que gostam e praticam futebol, fazendo com que muitos deles tenham de procurar outros clubes.
Os apoios, públicos e privados, para os escalões de formação são suficientes?
É óbvio que não! Há clubes vizinhos que até têm transporte. Mas o mais importante são as condições para realizar os treinos, que embora não sejam as ideais, vão dando para “levar o barco a bom porto”.
Considerando as camadas jovens, que metas ou objetivos gostaria de ver concretizados nos próximos anos?
Gostaria que tivéssemos mais espaços/campos para realizar os treinos, pois todas as épocas há jovens que não podem ficar no FC Felgueiras. Podíamos e devíamos criar condições para que todos eles pudessem ficar no clube.
Quando vai o FC Felgueiras voltar a ter uma equipa feminina?
Gostaria que isso acontecesse o mais rápido possível, mas, para isso, teríamos de ter mais espaços para todas as equipas.
O FC Felgueiras é uma Entidade Formadora Certificada pela Federação Portuguesa de Futebol com 3 Estrelas. É objetivo do clube melhorar esta classificação?
Sim, temos trabalhado com o objetivo de reunir melhores condições.
Não há nenhum jogador no plantel principal que tenha vindo da formação do clube. O que é que está a falhar e qual é o caminho a seguir para mudar esta situação?
Penso que a falta de apoio ao clube e a falta de condições para os treinos das equipas jovens condicionam o futuro da formação do FC Felgueiras.
Falando agora sobre a equipa profissional, que balanço faz desta primeira quase metade da época na Liga Portugal 2?
O balanço é positivo. Praticamos um futebol atrativo, um dos melhores de todas as equipas da 2.ª Liga. Falta-nos apenas melhorar na concretização.
Poderemos esperar reforços no mercado de inverno?
Há sempre vontade de melhorar e privilegiar a qualidade. Faremos tudo o que for possível para melhorar o rendimento da equipa.
Quer deixar uma mensagem de Natal para a equipa, sócios e adeptos do FC Felgueiras?
Sim, agradecer todo o apoio que nos têm dado. Têm estado sempre com a equipa, nos bons e maus momentos. O apoio de todos é fundamental para o nosso sucesso. Espero que no final da época consigamos atingir o nosso objetivo, neste regresso 19 anos depois aos campeonatos profissionais de futebol, que é a manutenção na 2.ª Liga.