Decorreu esta quinta-feira, dia 28 de abril, pelas 18h00, a apresentação oficial da edição de 2022 do Rally de Portugal, que será realizado entre 19 e 22 de maio. A apresentação online, combinou diversas reportagens com momentos de estúdio, tendo sido também divulgadas todas as principais informações sobre a edição de 2022 da prova, como as novidades do itinerário, os pilotos que estarão presentes, e também as comemorações dos 50 anos do Mundial de Ralis que acontecerão no nosso País.
No vídeo de apresentação do evento, Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, sublinhou que “depois deste tempo de pandemia, é a altura em que todos nós temos de estar juntos, para viver esta grande emoção que é o Rally de Portugal na nossa terra, Felgueiras, em Santa Quitéria”, enaltecendo também o valor económico que o Rally de Portugal traz “sobretudo para pudermos dar, àqueles que são os nossos empresários, uma mais valia, um retorno económico, numa prova desta envergadura”. O autarca deixou ainda um convite: “venham visitar Felgueiras, venham assistir ao Rally de Portugal, em segurança”.
O último dia do rally contempla as “especiais” de Felgueiras, Montim e Fafe, durante o período da manhã, e, tendo a segunda passagem pelo troço fafense o estatuto de “power stage”, premiando os cinco primeiros com pontos adicionais. A 55ª edição do Rali terá dupla passagem em Santa Quitéria no domingo, 22 de maio, às 7h08, e, novamente, pelas 10h08.
Oficialmente, os primeiros quilómetros em pisos de terra dos novos carros do Mundial de Rallys vão poder ser vistos, no dia 19 de maio (quinta-feira), no ‘Shakedown’ do Rally de Portugal que, voltará a realizar-se em Baltar/Paredes.
Marcando simultaneamente o 50º aniversário do WRC e a 55ª edição da prova organizada pelo ACP, o WRC Vodafone Rally de Portugal contará com a nova geração de carros híbridos Rally1, sendo a estreia dos mesmos em pisos de terra, apresentando como novidades em termos de formato a criação de três super especiais, a disputar em Coimbra, Lousada e Porto.