Queremos esplanadas JÁ! Muitas e em segurança!

As Câmaras Municipais devem apoiar as esplanadas hoje. Se for amanhã pode chegar tarde para evitar despedimentos e falências de muitos cafés e restaurantes.
Esplanada jardim praça da república
Autor: Pedro Fonseca

Autor: Pedro Fonseca

Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt

A partir de amanhã, cafés e restaurantes voltam a abrir as portas. O Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo estabelece, para estas empresas, uma lotação máxima no interior de 50% da sua capacidade e horário até às 23h00. Num setor que está a ser dos mais afetados ao nível económico pela Covid-19, estas limitações criam constrangimentos à viabilidade dos negócios.

A instalação de esplanadas poderá ser a salvação para muitos cafés e restaurantes, combatendo a diminuição da lotação do interior dos estabelecimentos. Para além disso, como consumidor e cliente, sentir-me-ia muito mais seguro numa esplanada, com a devida distância entre mesas, do que no interior de um café ou restaurante, num ambiente fechado.

As Câmaras Municipais devem dar um sinal de confiança e apoio à restauração, numa fase extremamente complicada. A Câmara de Felgueiras deve dar esse sinal e isentar de imediato as taxas de ocupação da via pública para esplanadas abertas, e deve também permitir a ocupação de lugares de estacionamento com estrados para esplanadas. Esta isenção não deve ser só para os próximos meses, mas deverá ser para os próximos anos: um aumento da atividade dos estabelecimentos de bebidas e restauração dinamizará os centros urbanos, criando efeitos sinergéticos em outros setores de atividade, nomeadamente o comércio de proximidade. E o nosso comércio e serviços precisam de toda a ajuda!

A “Tabela de Taxas do Regulamento de liquidação, cobrança e pagamento de taxas e demais receitas do Município de Felgueiras” deve ser alterada já, isentando-se as taxas de ocupação da via pública para esplanadas. O Felgueiras Magazine, que conta com Economistas entre os seus colaboradores, disponibiliza-se, desde já, para colaborar com o Município de Felgueiras e, a título gracioso, elaborar a Fundamentação Económica e Financeira, obrigatória nos termos da Lei, para que se proceda a alterações no Regulamente que define as taxas municipais.

Neste período conturbado para a nossa economia, todos devemos ajudar da forma que nos for possível. O Felgueiras Magazine tentará fazer a sua parte.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!