fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Quem adoece e recupera do vírus pode voltar a adoecer ou fica de alguma forma imune? Uma outra questão é se há risco de contrair a doença para além das vias aéreas, por exemplo, se ingerir um alimento que não se lava nem cozinha (ex: pão) e o mesmo estiver em contacto com o vírus?

coronavius IPSUP 2

"Quem adoece e recupera do vírus pode voltar a adoecer ou fica de alguma forma imune? Uma outra questão é se há risco de contrair a doença para além das vias aéreas, por exemplo, se ingerir um alimento que não se lava nem cozinha (ex: pão) e o mesmo estiver em contacto com o vírus?"

A infeção por SARS-CoV-2 é muito recente e, por isso, há ainda várias lacunas no conhecimento.

Em princípio, um doente que recuperou de COVID-19 terá conseguido montar uma resposta imune eficaz suficiente para debelar a infeção. Contudo, têm sido reportados alguns casos clínicos em que doentes após negativarem o teste para o SARS-CoV-2 voltaram a ter o teste positivo. Estes casos clínicos levantam a dúvida se são reinfeções ou doentes que mantiveram a excreção (de forma intermitente ou houve falsos negativos do teste entre os testes positivos). No caso de haver reinfeção há várias explicações possíveis: o vírus alterou de alguma forma que já não é reconhecido pelo sistema imunitário; ou o doente sofreu alguma patologia que fez com que o sistema imunitário se alterasse.

A transmissão da COVID-19 é feita essencialmente por gotícula (partículas relativamente grandes que assentam rapidamente nas superfícies a curta distância) e por contacto (que pode ser: direto no caso de haver contacto direto entre partículas na pessoa infectada e a pessoa não infectada; indireto no caso de ser através de partículas que ficam em equipamentos ou superfícies contaminadas). Habitualmente estas partículas têm que entrar em contacto com as mucosas (por exemplo, olhos, nariz ou boca) das pessoas não infetadas. A via aérea (partículas pequenas que podem ficar suspensas no ar e podem percorrer longas distâncias) é uma forma de transmissão pouco comum no caso da COVID-19, sabendo-se que pode ocorrer em situações muito específicas relacionadas com prestação de cuidados de saúde. A via digestiva não é, em princípio, causadora de doença.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.

Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub