Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
As eleições para a Comissão Política da Secção de Felgueiras do PSD estão agendadas para sexta-feira, dia 29 de abril. Nos últimos 6 meses, o PSD Felgueiras tem estado com “serviços mínimos”, à espera de uma nova liderança.
Face aos resultados eleitorais das autárquicas de 2021, os próximos anos serão difíceis para o PSD: tem poucos autarcas (governa apenas duas Juntas de Freguesia); o partido está dividido, uma consequência ainda das autárquicas de 2017 e de algumas opções da atual Comissão Política; e não se vislumbra um regresso ao poder nos anos mais próximos.
A próxima Comissão Política do PSD Felgueiras não terá um trabalho fácil. Por um lado, deverá fazer esforços para pacificar internamente o partido, bem como animar e mobilizar os militantes; por outro lado, deverá ter uma mensagem clara para os felgueirenses, com propostas concretas para o presente e futuro do nosso concelho. E deve conseguir apresentar e transmitir essas propostas em 160 carateres, e não naqueles comunicados fastidiosos que todos estamos habituados a ver. Aliás, uma boa comunicação é fundamental nos dias de hoje.
E sobre propostas, há quatro áreas que eu espero que sejam prioridades para Felgueiras, já hoje:
- Felgueiras é um concelho de salários baixos. Apostar na educação é um imperativo, pois só com uma população com mais formação e com mais qualificações será possível uma maior produtividade no trabalho e, consequentemente, melhores salários;
- Soluções para a falta de estacionamento na cidade de Felgueiras e o fim do estacionamento abusivo que põe em perigo a circulação dos peões;
- Estar atento às questões da rede viária do concelho e da recolha de lixo;
- Defender a expansão da rede de saneamento como uma prioridade básica para a qualidade de vida da população.
Mas, mais importante para o futuro da nossa comunidade, seria pensar e definir uma estratégia de desenvolvimento económico sustentado e coerente para Felgueiras para os próximos 20 anos. Mais que medidas avulsas, Felgueiras precisa de estratégias de políticas públicas e de governança articuladas. Seria um desafio interessante para o PSD Felgueiras nos próximos dois anos, para preparar as autárquicas de 2025.
O Pedro Melo Lopes, atual deputado na Assembleia da República, é o único candidato à liderança do PSD Felgueiras nas eleições de amanhã, a quem desejo, desde já, votos de um excelente mandato. Uma oposição forte é vital num sistema democrático!