"Quando se confirma a infeção, qual é o tratamento que se faz?"
Atualmente, não existe tratamento específico para a COVID-19, pelo que as terapêuticas sintomática e de suporte constituem as principais opções de tratamento. A maioria dos doentes necessitará apenas de terapêutica sintomática (hidratação, antipirético e anti-inflamatório). Para além destas possibilidades, existem outros medicamentos que são utilizados noutras infeções, para os quais tem sido demonstrado algum sucesso no tratamento de alguns casos graves de COVID-19. A abordagem de um doente com COVID-19, especialmente a abordagem do doente crítico, deverá ser multidisciplinar e decidida caso a caso.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.