O que é o SEO?
Provavelmente já ouviu falar do SEO “Search Engine Optimization”. SEO não é mais que a sigla para Otimização para Motores de Busca. Tal como o próprio nome indica, consiste num conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição de um website/blog nos resultados orgânicos dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).
Atualmente, estima-se que são registadas diariamente cerca de 5,6 mil milhões de pesquisas no Google, feitas por mais de 1,8 mil milhões de utilizadores ativos. Esse volume de pesquisa mostra como é importante que o seu negócio tenha presença online. Para isso, o SEO é uma das principais ferramentas nas quais deverá investir, se o seu objetivo é estar na primeira página do Google no ano que vem. No entanto, com as mudanças constantes dos motores de busca, novas técnicas são criadas, tudo para a obtenção dos melhores resultados, por isso é importante ficar de olho nas novidades. Veja quais as principais tendências do SEO para 2022:
1. Pesquisa por voz
Com o aumento da popularidade de dispositivos como Siri e Alexa, a pesquisa de voz tornou-se uma tecnologia recorrente. Atualmente, grande parte dos dispositivos possui essa ferramenta de busca. Além de garantir agilidade, é possível aceder a mecanismos de busca e obter respostas.
Os sites e blogs que tencionam oferecer esse serviço, precisam de se adaptar a essa nova forma de consumo e preparar estratégias de otimização. Comece por analisar as palavras-chave e as tendências de pesquisa por voz.
2. Otimização de imagens
As imagens sempre foram muito importantes para o SEO. Além de aumentarem o CTR (click-through rate), uma métrica importante para a experiência do utilizador, elas são também uma fonte de tráfego online. Com a popularização do uso de imagens e vídeos nas redes sociais, como é o caso do Instagram e do Tik Tok, as pesquisas feitas com base em imagens são cada vez mais comuns. Destacamos a importância da otimização de imagens, com uso apropriado de nome do arquivo, título e texto alternativo (alt text), pois ajuda a garantir que o seu produto será encontrado no Google Imagens.
3. Conteúdo em vídeo
Nos últimos anos assistimos a um aumento da popularidade dos conteúdos de vídeo e essa tendência veio para ficar. A maioria do tráfego online tem sido gerada por conteúdos em vídeo – basta ver o número de visualizações que conteúdos em plataformas como Tik Tok e Youtube possuem. Em 2022 a utilização de vídeo nas estratégias de SEO também vai dar o que falar, por isso não perca tempo, otimize o texto de descrição do seu canal, utilizando palavras-chave e hashtags.
4. O princípio EAT
O acrónimo EAT (expertise, authoritativeness, and trustworthiness), em português especialização, autoridade e confiabilidade, é um princípio em que o Google se baseia para ranquear um conteúdo. Para que o Google o avalie de forma positiva, deverá demonstrar, através dos conteúdos publicados, sendo um especialista na matéria, quanto mais profundo e específico for, melhor. É igualmente importante demonstrar a sua autoridade e construí-la de maneira orgânica e duradoura. Também deverá usar fontes de confiança ao citar dados, pesquisas e estudos que fundamentam o seu conteúdo. Uma dica é recolher informações de sites que possuem credibilidade. Links confiáveis ajudam bastante no cumprimento de critérios do EAT.
5. Core Web Vitals
O Core Web Vitals é uma atualização dos algoritmos do Google que inclui três novas métricas focadas na qualidade da experiência do utilizador para apurar o rastreamento de websites. São elas: rapidez de carregamento das páginas, visual e engajamento.
Para otimizar os Core Web Vitals da sua página, comece por verificar os pontos abaixo:
- Dimensione as imagens para o tamanho correto
- Comprima arquivos de imagem grandes
- Conteúdo estático lazy load
- Aplique uma rede de entrega de conteúdo à plataforma do host
- Remova os recursos de bloqueio de renderização desnecessários
- Tenha imagens em servidores em formatos de próxima geração
- Remova javascripts não utilizados
6. Criação de conteúdo
A criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais bem aplicadas e utilizadas atualmente, e não é à-toa que continuará a ser uma grande tendência para o ano de 2022. Consumir conteúdo de qualidade é o que move os utilizadores e faz o SEO funcionar. Portanto, fazer e produzir conteúdo de qualidade continuará a ser tendência este ano. Investir em SEO é essencial para que consiga garantir que produz os conteúdos necessários para obter os melhores resultados. Como mencionamos anteriormente, investir numa agência SEO em Portugal ajudará o seu site a aumentar a posição na pesquisa orgânica para obter mais tráfego e visibilidade para o seu negócio.