O PSD Felgueiras apresentou um conjunto de 99 propostas estratégicas, intitulado “Compromisso de Gerações”, destinado a transformar o concelho num território mais sustentável, atrativo e inclusivo. Este plano, que marca uma posição do partido como alternativa à atual maioria da autarquia do Partido Socialista e do Livre.
No documento, o PSD aborda áreas cruciais como ambiente, segurança, saúde, habitação, cultura e desporto, com um enfoque especial nas famílias, empresas e idosos.
Entre as medidas propostas, destacam-se a redução imediata da taxa de IRS, isenção de IMI e IMT para jovens casais, e a devolução total do IRS para casais com filhos até 35 anos. Para as empresas, o partido propõe abolir a derrama para pequenas empresas e reduzir a taxa para 1,20% para as restantes empresas, além de sugerir melhorias nas áreas de ambiente, ensino técnico-profissional, mobilidade, inovação e tecnologia.
O setor do calçado, vital para a economia local e empregando milhares de Felgueirenses, também recebe atenção especial nas propostas do PSD. O partido alerta para uma crise grave no setor e propõe medidas para aliviar a carga tributária e fomentar a inovação.
“O PSD Felgueiras tem alertado o executivo para uma crise grave no setor do calçado e está preocupado com uma indústria que emprega milhares de Felgueirenses”, lê-se no comunicado.
Para a população idosa, um dos principais focos deste Compromisso de Gerações, o PSD apresenta iniciativas como o Programa de Avóspedagem, a criação de uma Unidade para Reabilitação pós-cirúrgica em lares, um Centro de Dia para Saúde Mental, a Plataforma Municipal de Disponibilização de equipamentos como camas articuladas, andarilhos ou cadeiras de rodas e o Programa de Voluntariado Sénior.
O documento contará com 99 propostas +1. A 100ª proposta, simbolizando a abertura do partido às ideias da comunidade, será decidida com a contribuição dos cidadãos de Felgueiras, numa demonstração de comprometimento democrático e participativo.
O PSD Felgueiras enfatiza que a implementação destas propostas pelo executivo municipal resultará em menos impostos para famílias e empresas, impulsionando a competitividade e o crescimento económico do concelho.
Depois de apresentar as principais ideias deste documento em reunião com o executivo municipal para o Orçamento Municipal 2024, cumprindo o Estatuto do Direito de Oposição, este documento será apresentado formalmente nas próximas semanas.