O presidente da Comissão Política de Secção PSD de Felgueiras, Vítor Vasconcelos, condenou a decisão demorada do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, relativa à prospeção e extração de lítio no Seixoso, sublinhando que esta veio “tarde e a más horas”, e que, possivelmente, devido à “reportagem televisiva que pôs a nu o quase desconhecimento da população sobre este assunto”.
Numa nota enviada à nossa redação, Vítor Vasconcelos manifesta-se contra a atitude do presidente da Câmara, afirmando que “ao contrário do que se passou noutros Municípios, em Felgueiras não houve a preocupação de sensibilizar, informar e mobilizar a população para um assunto de crucial importância para a afirmação ambiental do concelho de Felgueiras, em especial da cidade da Lixa!”.
O presidente da Comissão Política de Secção do PSD não poupa críticas ao Município, e denunciou que devido a “interesses partidários, políticos e económicos, se procurou camuflar a participação da população, evitando promover um debate amplo e esclarecedor sobre este assunto, há mais de 1 ano em discussão”.
“A 26 fevereiro de 2021, através de Vítor Vasconcelos, o PSD foi o primeiro a questionar a Câmara Municipal de Felgueiras sobre este assunto, em Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, mostrando a sua apreensão e posição contrária à prospeção e extração de Lítio no Seixoso, apelando à participação ampla da população! Mas já antes, os Vereadores do PSD no anterior Executivo sempre pautaram a sua intervenção em não pactuar com qualquer tipo de intervenção no Seixoso para extração de Lítio, alegando as dúvidas que haverá em relação ao impacto ambiental negativo”, lê-se.
Vítor Vasconcelos garante que na anterior Campanha Eleitoral para as Autárquicas de 2021, “o PSD foi perentório em assumir o compromisso eleitoral de não permitir que o Seixoso estivesse destinado à prospeção e extração de Lítio, defendendo que esta mancha verde deveria ser protegida, reflorestada e devolvida complementarmente ao lazer da cidade da Lixa”, ao invés “da maioria do Executivo SIM Acredita (Livre-PS) votou favoravelmente aquele Relatório”.
O político afirma que “é um passo positivo a posição do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras de ser finalmente CONTRA a prospeção e extração de Lítio no Seixoso”, lamentado que a atitude de Nuno Fonseca “não passa de uma resposta propagandística a uma massiva movimentação popular de indignação sobre o tema”.
“Esperamos mais da Câmara Municipal de Felgueiras! Todos Nós, felgueirenses! E muito mais! A começar por tratar de interpor uma Providência Cautelar, no imediato, à semelhança do que fizeram outros Municípios! E que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa se solidarize, reunindo e decidindo rapidamente uma posição sobre o assunto, na defesa ambiental do território da Região! E que, finalmente, se ouça e levante a voz da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim”, comunicou o presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Felgueiras.
Vítor Vasconcelos garante que o partido manterá “a luta por um destino sustentável e de futuro para o Seixoso! A bem de Felgueiras! A bem da Lixa!”.