O PSD Felgueiras manifestou preocupações sobre a gestão financeira do Município durante a última Assembleia Municipal Extraordinária. O partido considera que o atual executivo, liderado pelo Sim Acredita, tem recorrido de forma excessiva a empréstimos, aumentando a dívida municipal e comprometendo o futuro financeiro do concelho.
“Este executivo já pediu 20 milhões de euros, a serem pagos nos próximos 20 anos. Cada felgueirense tem uma dívida municipal de 350€”, lê-se numa nota enviada pelo PSD Felgueiras à redação do Felgueiras Magazine.
“As estradas que se irão fazer um pouco por todo o lado serão para pagar nos próximos 20 anos. Algumas serão novamente requalificadas, sem que tenha sido pago o recente empréstimo de 8 milhões de euros”, lê-se na nota.
De acordo com o PSD Felgueiras, “os compromissos assumidos e por pagar aumentaram mais de 30%. Em 2023 eram de 9 milhões de euros e em 2024 aumentaram para 12,7 milhões de euros”.
Na última Assembleia Municipal Extraordinária, os sociais democratas verificaram que “o saldo global das receitas próprias é negativo em cerca de 1,7 milhões de euros”, o que resultaria num défice orçamental “se não fossem os empréstimos ou fundos comunitários”.
Outro ponto levantado pelo PSD foi a carga fiscal aplicada aos munícipes, afirmando que “a Câmara arrecadou mais 13% de impostos do que tinha previsto”. No total, terão entrado nos cofres municipais mais de 13 milhões de euros, o que equivale a uma média de 231 euros pagos por cada felgueirense.
Segundo o comunicado da concelhia, as receitas por cobrar aumentaram cerca de 30% de 3,4 para 4,6 milhões de euros em 2024, o que pode ser justificado dificuldades que os felgueirenses estão a atravessar devido a questões de habituação ou do aumento da fatura da água.